segunda-feira, março 22, 2010

Mulheres são maioria nas redações?

Mas que pergunta, dirão os e as jornalistas. Claro que as mulheres , se não são maioria, estão nos 50%. E é verdade. Desde que a primeira geração começou a sair em grande número das faculdades de jornalismo, na década de 1970, as jornalistas abriram caminho enfrentando muita pedreira para provar que eram tão profissionais quanto os jornalistas, e chegavam para ficar.
Eu fui uma delas, e aprendi muito na reportagem policial, com 19 anos, ainda porta de entrada para a profissão, naqueles tempos em que as grandes mudanças ainda estavam por acontecer. Não foi fácil. Um dia conto. Mas foi divertido muitas vezes, e serviu de aprendizado para a vida toda, pessoal e profissional.
Garota saia da faculdade, que cursava pela manhã, e ia direto para a redação, com o blusão da universidade. Os jornalistas mais antigos não gostavam nada da invasão. Muitos tinham preconceito contra a universidade, e deveriam ter suas razões.
Longa história essa. Para rir e para chorar.

Mas eis que hoje dei uma entrevista para estudantes de jornalismo da PUC: duas meninas do primeiro ano e o rapaz do terceiro ano, Gustavo, que cito aí mais pra baixo, no Quem deve mudar todas as coisas? Elas disseram que, na classe, as meninas são maioria.
Estávamos falando sobre a reforma gráfica do Estadão, e elas trouxeram o caderno que explica essas mudanças. Mas, questinou uma delas, como as mulheres são maioria nas redações, se aqui nessas fotos , são quase todos homens?

Ela se referia às indicações de colunistas. Fui contar, e são 91, dos quais nove mulheres.Ou seja, 10%. Os homens todos, na grande maioria em Economia e Política, as mulheres:Caderno Dois; C2+Música;TV; outra do Caderno 2: e mais uma; e mais outra; mais uma de TV, e mais Caderno 2, e finalmente Suely Caldas, velha jornalista carioca, em Economia e Negócios.
Acho que esqueceram uma de Política, mas não sei se ainda está lá.(Entretanto, não honra a categoria).

As meninas, todas na área de cultura e divertimento, com uma exceção, e mais esta de Política, que não está nas fotos.Significa que, se as mulheres são a metade das redações de jornais, não as deixam chegar nem perto quando se trata de opinar sobre "assunto sério": Política e Economia.

Que reforma é esta do Estadão, em pleno século 21? Só na aparência não vale.


Lembrei da minha amiga Christina Rodrigues, atriz e dubladora, que me disse outro dia algo que jamais imaginei: "Preste atenção nos filmes todos e conte se não há mais personagens homens que mulheres. O mercado de trabalho das atrizes e dubladoras também está prejudicado".
Que tal, meninas e meninos?

6 comentários:

Anônimo disse...

Thankfulnesѕ to my fаthеr who ѕtаteԁ
to mе сoncеrnіng this ωebpage,
thiѕ web site is genuіnеly aweѕome.


Mу sіte chatroulett

Anônimo disse...

Ι am reаllу impressed ωіth yοur writing
skіlls as wеll aѕ ωith the laуout on your blog.
Is thіѕ а paid theme oг ԁid уou cuѕtomіze it
youгsеlf? Anyωаy keеρ up the eхсellеnt quаlity writing, іt
is raге to seе a niсe blοg lіke this οnе toԁay.


Review my wеb ρage: visit the next document

Anônimo disse...

Hi! Quick quеstіon thаt's totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My blog looks weird when browsing from my iphone 4. I'm trying to find a template
or рlugin that mіght be аble to resolvе this problem.
If you have any suggestions, please share. With thankѕ!



Stop by my blog рοst ... web cam

Anônimo disse...

Hey there Ӏ am sο glad І found уοuг site, I гeally found yοu by errоr, ωhile I ωas searсhing οn Bing fоr something elsе,
Regardless I am here now and ωould just lіke
tο say thаnκ you for a marѵеlous poѕt anԁ a аll
round enjoyаble blοg (Ι alѕo lovе the theme/design), I don't have time to go through it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the awesome work.

my blog click the following document

Anônimo disse...

Greetings! Very useful аdvicе ωithin this post!

It's the little changes that will make the greatest changes. Many thanks for sharing!

Check out my web page - chatroulette
My webpage - chatroulette

Anônimo disse...

Hello, constantly i useԁ to check blog posts herе in the eaгlу
hours in thе break of dаy, for thе rеaѕon that i love to find out more and more.



Visit my ωeb ѕite: Haarausfall