domingo, janeiro 16, 2011

Novidades 2011 na telinha

Mais manipulado. Fui só eu que notei ? Não, amigos também notaram. O "jornalismo" da globo executa novas instruções: agora, nas tragédias ( em algumas? em determinadas? ) o repórter pode se comover, chorar e abraçar a vítima que está sendo "entrevistada".
A reporter sonia bridi abraçou uma senhora antes mesmo de ela cair em prantos. Outra, a que substitui fatima bernardes, e me esqueço o nome, faz o tradicional jogo de tentar levar às lagrimas uma entrevistada. Uma garota de 15 anos, que a mesma globo deu a sorte de encontrar em meio a destroços e levar à maternidade. Lá nasceu o bebê, bem e com saúde, e lá estava atenta a representante global para a indefectivel pergunta: "O que você espera para o futuro dele?" A mãe responde: "Que ele seja feliz, claro". A representante global insiste: " Mas como pensar em futuro?"
Coisas que enjoam o estômago . Como outro repórter, enfiando suas bem fornidas botas no lamaçal, atras da história do pedreiro que perdeu a familia toda e imediatamente tornou-se um voluntário do resgate. Emocionante, sem dúvida, mas não havia clima para choro no que o homem falou na ultima tomada. Mesmo assim, o representante global agarrou o homem e abraçou e nao vi se chorou tambem.

Terão adicionais por choro incluídos nos olerites? Quer dizer, os que têm olerites?

Que passa, minha gente? Exemplos de não objetividade assim são vistos sempre no programa de Caco Barcelos, Profissão Reporter, com os jovens jornalistas se comovendo diante das misérias que retratam. Ali, conduzidos por um cara que sempre me pareceu honesto e competente,achei válido. Afinal, jornalista não é uma coisa amorfa, e jornalista tem lado, é isso o que sempre pensei.

Mas o que estão pretendendo agora no noticiário da tragédia serrana?É permitido solidarizar-se, imaginem! Continuarão se banhando em lágrimas e dando falsos abraços - eu hein, que Medo!-- conforme ordena a pauta, para manipular mais ainda os ingênuos espectadores? Era o que faltava. Novidades na telinha em 2011. Quousque tandem?