terça-feira, abril 07, 2009

Macacos, lagartos, bugios, preguiças, corujas orelhudas e seus amigos Tomem cuidado, o homem vem aí!

Macacos, lagartos, bugios, preguiças, corujas orelhudas e seus amigos

Tomem cuidado, o homem vem aí!



O Estado de S. Paulo.

6 de abril de 2009

Caderno Metrópole



O repórter Eduardo Reina fez uma excelente matéria denunciando a morte de 107 animais em virtude das obras do Rodoanel na Mata Atlântica, Parte deles já era ameaçada de extinção.137 foram levados para parques e clínicas veterinárias. O gerente de Gestão Ambiental da Dersa, Marcelo Arreguy Barbosa,afirma, sem qualquer tipo de pejo, que "a culpa é da natureza", e o empreendimento não deve ser responsabilizado.

Mas não adiantou, ontem mesmo o IBAMA multou o Rodoanel em quase R$ 300 mil.


Nada como um bom repórter e uma boa edição, e não podia ser sempre assim a grande imprensa?


Segue a matéria:



Mais de cem animais silvestres já morreram desde o início das obras de construção do Trecho Sul do Rodoanel em áreas de mata atlântica. Parte era de espécies ameaçadas de extinção. São veados catingueiros,macacos, bugios, preguiças de três dedos, lagartos teiús, gambás, cobras, corujas orelhudas e várias passar por manejo cuidadoso, mas tiveram ferimentos graves ou sofreram estresse profundo

– que resultaram em óbito.

De 137animaisenviados para recuperação em parques e clínicas veterinárias, 105 não resistiram.

Outros 371 bichos foram devolvidos para a mata sem

apresentar problemas, segundo dados da Desenvolvimento

Rodoviário S. A. (Dersa), empresa do governo do Estado que administra a obra. Os mortos, contudo, representam 21,9% dos que passaram pelas mãos dos técnicos da Dersa. Os animais encontrados nas áreas desmatadas que precisam receber atendimento veterinário são levados pela Dersa para parques – Pedroso, em Santo André, Estoril, que tem

um zoológicoem São Bernardo do Campo,e Ecológico doTietê,

em São Paulo –, ou encaminhados ao Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), d da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

Pela gravidade dos ferimentos de muitos deles, a Polícia

Ambiental às vezes também os encaminha para veterinários

Particulares ou para um santuário localizado em Cotia, na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo, no sentido oposto das obras do Trecho Sul.

Pesquisador das interferências da ação humana no Parque

Estadual Xixová-Japuí,em São Vicente, o professor da Unesp

Denis Abess acredita que manter animais silvestres em más

condições caracteriza um crime ambiental. “A alta taxa de

morte dos animais remanejados no Rodoanel indica algum

problema na coleta, no transporte ou nos momentos seguintes

dessas operações”, afirma.

“Nesses casos você ultrapassa a esfera do dolo, da intenção.

As mortes poderiam ter sido evitadas. A Lei de Crimes Ambientais só prevê punição quando há vontade livre e consciente de matar. Aqui pode ter havido

imprudência, imperícia ou negligência.

Se ficarem provadas, os responsáveis poderão responder

pelos danos. Já na esfera civil poderão ser punidos administrativamente, com multas”, explica o jurista Jair Jaloreto Junior, especialista na área ambiental.

MUTILAÇÃO

Entre os bichos que sobreviveram está uma preguiça de três

dedos que chegou em outubro de 2007 ao santuário Rancho

dos Gnomos,que há 18 anos acolhe animais silvestres em Cotia.

Ela tinha parte do corpo queimado por fios de alta tensão e

teve a pata esquerda amputada, porque as garras haviam sido

mutiladas. “Por sorte conseguimos tratar e o animal sobreviveu”, conta Marcos Pompeu, do santuário.

Sua mulher, Silvia, lembra que durante as obras do Trecho

Oeste do Rodoanel,entre 1998 e 2002, também recebeu vários

animais precisando de tratamentoveterinário.“

Hoje só acolhemos casos de emergência.A Polícia Ambiental sempre trouxe os animais para cá, mas não recebemos nenhum dinheiro da Dersa pelo que fazemos.”

O Rancho abriga atualmente quatro centenas de animais

silvestres, incluindo 13 leões que estavam em circos, um tigre,

uma jaguatirica, além de preguiças, macacos e aves.

Outro animal vítima das obras do Trecho Sul é um macaco

bugio, que teve quatro dedos de uma mão queimados em fios

elétricos. “O Juninho chegou ainda bebê aqui. Operamos e

ele vive bem agora”, comenta Silvia. A mesma sorte não teve

um veado catingueiro. Levado ao santuário por funcionários

da Dersa em 1º de agosto, morreu quatro dias depois. “Foi o

estresse. Quando os veados são capturados, é preciso ter muito cuidado”, observa Pompeu. O laudo da necropsiada veterinária Kelli Spitaletti constatou ferimentos por todo o corpo, além de congestão e edemas pulmonares.

Outros três veados catingueiros morreram na clínica veterinária de Felipe Giacobinilocalizada na cidade de Embu,

na Grande São Paulo. “Foi o pessoal da Polícia Ambiental

que trouxe os animais, em momentos diferentes”, explica o

veterinário.

EUTANÁSIA

Todos precisaram passar por eutanásia, por causa dos ferimentos múltiplos e da impossibilidade de sobreviver.

Um dos veados catingueiros, espécie ameaçada de extinção, estava com a coluna vertebral fraturada.

Outro teve a parte posterior do corpo mutilada por mordidas

De cães.“Com certeza foram cachorros da vizinhança

da obra. Os veados, à procura de alimentos, ficam perdidos

entre a urbanização e o Rodoanel.”

O Estudo de Impacto Ambiental do Trecho Sul identificou

a existência de 163 espécies de aves, 23 de mamíferos e nove

de répteis que habitavam as áreas das obras, principalmente

nas cidades de SãoBernardo do Campo e Diadema. As obras

começaram em 2007.


Culpa é da natureza

O gerente de Gestão Ambiental da Dersa, Marcelo Arreguy Barbosa, descarta qualquer tipo de crime ecológico nas obras do Trecho Sul do Rodoanel e afirma que a empresa está

preparada para executar o projeto de manejo de animais silvestres.

Para ele, a culpa pelas mortes é da natureza e o empreendimento deve ser isentado de qualquer ação de imperícia ou negligência. “Os animais receberam o tratametno adeqaudo. A natureza é a reponsável

tratamento adequado. A natureza é a responsável pelas mortes, jamais o empreendimento" (o Rodoanel) alegou.