terça-feira, abril 21, 2009

A Biblioteca de Babel entra hoje no ar

Unesco lança Biblioteca Digital Mundial
www.wdl.org

Congada dos Pretos em Morro Velho (MG)
Foto Augusto Riedel, circa 1868-1869
Publicada em Nova Lima

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lança hoje a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.
Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco

A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.
Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.

Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco. O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.
O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar o número de países com instituições parceiras para 60 até o final do ano.
"As instituições continuam proprietárias de seu conteúdo cultural. O fato de ele estar no site da Unesco não impede que seja proposto também a outras bibliotecas", explicou Abdelaziz Abid, coordenador do projeto.

Segundo o diretor da BN, Muniz Sodré, "esta parceria representa muito para o nosso país.Internautas de todo o planeta terão acesso a uma grande massa de documentação e estaremos colaborando para esta troca de informações. O fato de eles poderem viajar no fantástico mundo cultural em formato multilíngüe é mais uma prova de que a intenção da World Digital Library é ir mais longe do que se imagina. Uma maravilhosa celebração da existência de todos os povos e etnias. Da diversidade com inclusão e, conseqüentemente, do próprio ser humano".

A Fundação Biblioteca Nacional,considerada uma das dez maiores do mundo, e também a maior biblioteca da América Latina, é herdeira da Biblioteca Real, ainda do tempo da monarquia portuguesa no Brasil.

(com informações da BBC Brasil)




Exaltação a Tiradentes






Samba-enredo da Império Serrano, campeã de 1949. Mano Décio da Viola, Estanislau Silva e Penteado.


"Toda vez que um justo grita,
um carrasco vem calar
Quem não presta fica vivo
quem é bom, mandam matar.”
O Justo, Cancioneiro da Inconfidência, Cecília Meireles.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Largo do Lampadário, no Rio de Janeiro.Seu corpo foi esquartejado e pedaços espalhados pela estrada para a então Vila Rica, hoje Ouro Preto.

Se você for a Ouro Preto (MG), verá os túmulos dos Inconfidentes na Casa da Câmara (prefeitura).
Em frente a este prédio há um obelisco que marca o local aonde foi fincada a cabeça de Tiradentes, após seu corpo ter sido esquartejado e espalhado pelo caminho entre o Rio de Janeiro e Ouro Preto.
O chão da casa de Tiradentes foi salgado pelas autoridades e ele declarado “morto para sempre” pela Devassa, o processo de condenação dos Inconfidentes.
Poetas da Inconfidência Mineira: Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa e Alvarenga Peixoto.
O vice-rei do Brasil, Dom José Luis de Castro, ameaçou com severas punições quem não acendesse luminárias na frente de casa, como apoio ao enforcamento de Tiradentes.
No mesmo ano de 1792, Dona Maria, A Louca, que condenou Tiradentes à morte, foi declarada incapaz mentalmente.