quinta-feira, dezembro 18, 2008

Meirelles resgata brio da classe artística

Foto Reinaldo Marques/Terra

O Terra Magazine traz uma bela notícia de fim de ano, papai noel para todos os que já estávamos tão desiludidos com a classe artística, que há muitos anos não assume posições combativas. O talentoso cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Jardineiro Fiel, Ensaio sobre a Cegueira) recebe prêmio da Veja e o dedica ao juiz Fausto de Sanctis.
Na carta a de Sanctis, ele diz que o juiz é um paulistano que merece o troféu mais do que ele, "por sua postura e capacidade de resistir às pressões". Tapa bem dado com luva de pelica na Editora Abril, que via revista Veja tem protagonizado espetaculos de antijornalismo explicito no caso Daniel Dantas.

Beijos pro Meirelles!

Não dá mais pra ver artistas posando para publicidade de tudo: Fernanda Montenegro na Vale, nos bancos estatais, etc. Artistas de todos os quilates fazendo propaganda de bebida alcoólica e de remédios ( aliás exatamente hoje sua performance foi proibida pela Anvisa).

Paulo Autran recusava-se a fazer publicidade. Era o nosso maior ator.

Por que todos os outros são tão necessitados?
Não pensam na ética?
Na sua imagem?
Ou só pensam no Castelo de Caras?
Mirem-se no exemplo de Meirelles e ajam como cidadãos.





Claudio Leal
O cineasta Fernando Meirelles, diretor de Ensaio sobre a cegueira, realizou uma premiação particular e inabitual ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa.
Vencedor do prêmio "Paulistanos do Ano 2008", da Veja São Paulo, Meirelles repassou o troféu ao magistrado por achar que havia um paulistano que merecia a homenagem mais do que ele. A notícia foi antecipada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta quinta, 18. Em cima da placa, Meirelles colou um papel: "Fausto De Sanctis/ O Homem!".
Em novembro, De Sanctis recusou a promoção à vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Permaneceu no caso Dantas e condenou o banqueiro por tentativa de suborno ao delegado Vitor Hugo Alves, da Polícia Federal.
O cineasta foi procurado por Terra Magazine, mas se encontra em Dubai, onde divulga Ensaio.