quarta-feira, abril 01, 2009

Foto Lira da Vila

Congada na Vila Buarque: Viva seu Benedito!


Este texto postei domingo no Portal do Nassif
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/congada-na-vila-buarque-viva-o

O pessoal do Lira da Vila, bloco carnavalesco da Vila Buarque, em São Paulo,costuma promover todos os sábados noitadas de musica no boteco da esquina da General Jardim com a Dr. Vila Nova.
Nem parece São Paulo, é uma preciosidade o que aquela comunidade está conseguindo fazer no bairro simpático, ali do lado da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Com a participação e a promoção do Marciano, grande livreiro do Metido a Sebo, onde bate ponto sagrado, nas tardes de sábado, o historiador da cultura urbana José Ramos Tinhorão.
Neste sábado, dia 28 de março, foi a vez da congada do seu Benedito, ao violão, acompanhado por duas de suas filhas, um timbó, uma rabeca e um tambor.
Seu Benedito, 70 e poucos anos, é de São Luiz do Paraitinga e seu avô nasceu alguns meses antes do 13 de maio de 1888.
Benedito e familia rodaram a zona leste de São Paulo toda, ele durante muitos anos trabalhou na construção civil.
Hoje mora em Cotia com as 5 filhas.

Cego desde os 50 anos, por falta de condições de tratamento, é uma pérola que conserva a tradição de seus ancestrais. Me disseram que gosta muito de caipirinha e eu bem que vi.
Uma de suas filhas conta que eles ficam encantados com a Congada de outros lugares, como a de Minas, e estes com a de São Paulo, quando se encontram em alguma apresentação.
Que os mineiros usam roupas bem coloridas e barretes na cabeça.
Que o mestre de congada é sempre homem, mas em Mogi das Cruzes tem uma mulher maravilhosa, o pai morreu e deixou a ela essa herança.
Pergunto, quando o seu Benedito faltar, quem vai substituir? Ela diz que nem quer pensar nisso, a família não quer, mas não vêem ninguém que possa ocupar o lugar do mestre.

A Congada em geral é manifestação das festas de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, santos identificados com divindades africanas. Eu não sabia que existia tanta congada em São Paulo, no Vale do Paraíba, e em varias cidades. Dizem que em São Luiz do Paraitinga na década de 1950 , havia mais de 20 grupos de congada, moçambique e jongos, todos ligados à cultura negra de escravos trazidos da África e descendentes.

Leio que a congada nasceu no Brasil, como o desafio dos pobres, mestiços e negros de celebrar o sagrado a partir de diferentes linguagens.

Eu me lembro da congada de Poços de Caldas, na festa de São Benedito, e da quermesse, quando era criança. Adorava. Era uma festa concorrida, mas segundo me dizem, hoje não tem o mesmo brilho. Ouvi rumores, tempos atrás, de que o padre havia proibido o festejo, por causa das confusões.
Não sei se é verdade, mas tudo é possível.

Bom, mas a verdade é que o seu Benedito , além da congada, canta muito samba antigo e dos muito bons, e até este que eu nunca tinha ouvido, que conta a história da substituição da porteira do Brás por um viaduto. Ele morou mutio tempo na zona Leste.

Deve ter sido lá pelos fins dos anos 1930, quando Ademar de Barros era interventor em São Paulo. (Impressionante, fui pesquisar e jamais me lembraria que o interventor no governo era também o prefeito. E que ele estava no governo quando da censura durante 5 anos no Estadão, que não considera esse perido na sua contagem).

Ademar, aquele do “rouba mas faz”, né,que depois teve inúmero sucessores, mas como comentou rindo meu tio José Tosetto, morador do Brás há 92 anos, “hoje roubam e não fazem nada”.

Tio José disse que no largo da Concórdia passavam os trens da São Paulo Railway com destino a Santos, e a porteira de madeira , vira e mexe tendo de fechar, emperrava todo o trânsito.
Então o Ademar de Barros fez o tal viaduto, mote de um dos sambas que seu Benedito cantou ontem:

Adeus adeus a porteira do Brás

Já vai embora, já vai tarde demais
Salve a Penha
E a Água Rasa, Tatuapé e o Belém

Salve a Vila Maria
Quarta Parada também
Em lugar dessa porteira
Um viaduto se ergueu
Adeus porteira do Brás
Já vai tarde pro museu


No dia 19 de abril, às 9 da manhã, mestre Benedito e família vão se apresentar na Igreja da Aquiropita, do Bexiga, depois haverá uma missa afro, já tradição do bairro.
Não percam
.


E aproveito pra colocar este vídeo que tenho no meu orkut desde maio de 2008, com o seguinte comentário:

"Luís Nassif cantando Congada e me lembrando, com emoção, da infância em Poços de Caldas, na festa de São Benedito, 13 de maio, ......eita! saudades "