sexta-feira, novembro 26, 2010

Luis Trimano, um dos nossos maiores ilustradores


Foto:Tizulo Shiraiwa
Tenho a maior admiração por este grande artista, o grande mestre de uma geração de ilustradores brasileiros nos anos 1970. No seu blog, assim se apresenta:

O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.

--
Nasci em Buenos Aires em 1943, onde estudei artes plásticas e ilustração. Fiz a primeira exposição individual em 1964, ilustrando "Poemas de la pampa seca", de Juan Ricardo Nervi. Entre 1960 e 1968, fiz 4 exposições individuais e uma retrospectiva em Buenos Aires. Vim para São Paulo em 1968, onde trabalhei como caricaturista e ilustrador dos principais jornais diários e da imprensa alternativa. Em 1974 mudei para o Rio de Janeiro. Meus trabalhos mais importantes estão reunidos no livro "Trimano, Desenhos e Ilustrações, Editora Relume Dumará, 1997.


Geração beat