segunda-feira, novembro 17, 2008

Para corruptos e assassinos? Tudo!

Verissimo, no Terra Magazine

As Cobras do Verissimo vêm bem a propósito de duas noticias de hoje. À primeira vista podem fazer crer que a Justiça está sempre atenta e vigilante, mas...
Uma, o julgamento do juiz De Sanctis - cujo afastamento do inquérito que apura a Operação Satiagraha fora requerido pela defesa de Daniel Dantas. Por incrivel que pareça, a Justiça Federal de São Paulo decidiu pela permanência do juiz . O placar foi de dois votos a um, favoráveis ao magistrado.

Além deste, o juiz também será alvo nesta semana do julgamento de um processo administrativo pelo Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que tem feito o posíivel, o impossível e o incrível para livrar a barra de DD.

Este país , muito parecido com aquele relatado por Kafka em O Processo -- pemite que suspeitos de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e comprovadamente acusados de subornos milionários consigam virar o jogo e partir para a acusação. Um país que está sempre à frente quando se trata de livrar ricos e poderosos de suas penas.

Pois hoje também foi dia de outro julgamento: a OAB resolveu negar a sua carteirinha ao ex- jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, que matou a jornalista Sandra Gomide em 2000. Ele se formou em direito em 1973, quando a lei dispensou do exame da Ordem os advogados graduados até aquele ano, mas só pediu a inscrição em 2002, dois anos portanto após o crime..
Réu confesso, condenado por assassinato premeditado, Pimenta Neves está solto há anos, e ainda quer ser livre para advogar.
Em 2006, ele foi condenado em primeira e segunda instâncias. Mas aguarda em liberdade que sejam julgados todos os recursos impetrados por seus advogados, graças a uma liminar do STF.