domingo, setembro 06, 2009

Brava Gente, Tide Hellmeister no Rio

Convites, para colecionar



Leia em http://expobravagente.blogspot.com


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a exposição “Brava Gente”, do renomado artista plástico, ilustrador e designer gráfico paulista Tide Hellmeister, no dia 08 de setembro, com curadoria e produção de Cláudia Lopes. A mostra apresenta 60 obras inéditas, sendo 58 pinturas e colagens acrílicas sobre papelão, da série Os Filhos de Deus, e duas tridimensionais.

A exposição “Brava Gente” revela a história dos personagens criados por Tide, a partir da observação do cotidiano de passageiros do metrô, do ônibus e dos passantes nas ruas. Sua coleção de personagens nasceu quando ele morava na Praça da árvore, em São Paulo, no percurso que fazia para ir trabalhar na região central da cidade. Depois, no estúdio, imaginava a vida de cada um e recortava, colava e pintava seus rostos: tristes, bondosos, malandros, egoístas, avaros, generosos, abatidos ou conformados.

As obras do notável artista, que faleceu em 2008, retratam pessoas que podem ser encontradas em qualquer grande cidade. Pedro, Cornélio, Júlio Prosa de Jesus, Domingos, Theófilo, Gherard, João, Benjamim, Eli Regina, Emílio, Nilo, Licurgo, Hipólito, entre outros personagens, têm data de nascimento e de morte, as duas únicas certezas que o homem possui. Na exposição, os trabalhos serão agrupados por personagens, documentando parte da trajetória do artista plástico, que era também ilustrador, pintor, desenhista e artista gráfico.

O público que for à Grande Galeria da CAIXA Cultural terá a oportunidade de conhecer o trabalho gráfico do artista, ouvir de forma inusitada histórias de dois personagens e ler as outras doze estórias. Também será presenteado com um livro que conta a vida de 14 personagens, projeto gráfico de Cláudio Rocha e André Hellmeister, além de um encarte interativo – você faz a sua capa. A mostra conta ainda com um vídeo de apresentação sobre a casa-ateliê do artista e outras obras, mostrando um acervo de mais de 5 mil trabalhos. Tudo isso, ao som de uma faixa do CD Colagem, composta por Marcelo Coelho, baseado nas obras de Tide Hellmeister.

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a exposição “Brava Gente”, de Tide Hellmeister, fica em cartaz até o dia 11 de outubro. Após a temporada no Rio de Janeiro, segue para os espaços da CAIXA Cultural de Salvador, em 21 outubro, e de Brasília, em 09 de dezembro de 2009.

Tempos, cidades, homens


Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das Trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, íamos todos direto para o Paraíso, íamos todos direto no sentido contrário (…).

(Charles Dickens, “Um conto de duas cidades”).


Charles Dickens inicia assim o romance Um conto de duas cidades, que se alterna entre Londres e Paris, nos anos que precedem e que desembocam na Revolução Francesa. Alguma semelhança?