segunda-feira, novembro 15, 2010

"Elas querem é biscoito?":anotações para um revival do glorioso Teatro de Revista

Por ordem de entrada :Virginia Lane,Carmen Miranda,As Frenéticas, Jorge Benjor, Rita Lee,mais elenco do fantástico "Tem Bububu no Bobobó", Ankito, Mara Rúbia, Colé, Gracinda Freire, entre outros.



Virginia Lane, a Vedete do Brasil. "Sassaricando" .Cena do filme Tudo Azul,1952, dirigido por Moacyr Fenelon.
A Vedete do Brasil se retira e, por uma escadaria em forma de ferradura, descem duas vedetes vestidas apenas com dois pares de maracas -- cada uma por um dos braços da escadaria, ao som de "Soy loco por ti América". Param e ficam dançando em volta de um grupo de pessoas discutindo, dentro de um enorme computador. Ouvem, curiosas, enquanto continuam a dançar:
-Intelectual considerado de esquerda:
Não tenho problema nenhum em declarar que dificilmente exista alguém mais ateu que eu. Mas reconheça-se a importância da TV Record para o equilíbrio de forças no Brasil de hoje, com excelentes jornalistas como Luiz Carlos Azenha e Rodrigo Vianna. Fundamentais.
-Claque do intelectual considerado de esquerda:
BRAVO ! BRAVO ! BRAVO !
-Voz discordante 1:
Prefiro, ao mesmo tempo em que elogio os jornalistas citados, manter um pé atrás. Não duvidaria nada , tendo em vista o passado do Bispo, que ele fosse capaz de usar os mesmos expedientes da Globo.

Intelectual considerado de esquerda, de agora em diante identificado pelas iniciais ICE:
Difícil saber, porque "ser uma nova Globo" incluiria apoiar um golpe de estado, juntar-se ilegalmente ao capital estrangeiro, esconder e fomentar a tortura durante 15 anos, apresentar um comício das Diretas como se fosse aniversáriode SP, editar criminosamente um vídeo final de campanha presidencial, esconder o maior acidente aéreo da história do país e tentar transformar uma bolinha de papel em projétil, entre otras cositas más.
-Voz discordante 1:
Bem, para que a Record fizesse tudo isso, se exigiriam muitos anos de poder e monopólio. Mas a questão me parece outra: se oferecêssemos tais condições ao bispo, será que ele se indignaria com a indecência de tal proposta?Acho difícil acreditar que a Record esteja promovendo um bom jornalismo em nome da ética e de ideais progressistas; parece haver, isso sim, uma tentativa de fazer um contraponto à Globo.
- ICE
O .fato é que, no jornalismo da Record, MST não vira bandido, telejornal não vira propaganda eleitoral da direita e bolinha de papel não vira projétil. Se a intenção é fazer contraponto ao jornalismo da Globo, seduzir o leitor, promover a ética ou dominar o mundo diz muito pouco sobre o fato. Interessa-me o fato.
-Voz discordante 1
Eu considero as ações promovidas pela Igreja deles tão inescrupulosas quanto o jornalismo golpista da Globo...


-Voz discordante 2
O problema é que a origem do dinheiro da Record não é santa, assim como a da Globo, e não adianta querer encobrir. Não gosto da filosofia dos fins que justificam os meios.Nao gosto desse tipo perigoso de pragmatismo.Concordo que os jornalistas citados são profissionais competentes, mas só começaram a criticar a Globo após sairem de lá. Assim como não tocam em qualquer escândalo proveniente da Record.E não publicam comentários desse tipo nos seus blogs: tenho um amigo que falou o que estou falando no blog de um deles e não foi publicado. Não dá pra esquercer dos sacos de dinheiro arrecadados pelos tais bispos no Maracanã anos atrás, assim como das malas de dinheiro que um deputado deles levava, em outro escândalo. O apresentador do telejornal deles argumentou defendeu dizendo que eram notas pequenas, e o deputado tinha de carregar na mala mesmo...

Vedetes com as maracas começam a cantar , acompanhando a entrada triunfal de
ninguém menos que a PEQUENA NOTÁVEL, Carmen Miranda, senhoras e senhores!


Voz discordante 1

Não esqueço o evento que fizeram em 21 de abril no Rio de Janeiro, paralisando tudo.Informaram as autoridades que haveria 100 mil pessoas e houve 2 milhoes.O Rio ficou atravancado. E em pleno dia de São Jorge guerreiro. Li no jornal no dia seguinte que um funcionário da Prefeitura era da Igreja, e foi um dos responsáveis pelo furdunço. Desculpe, mas não vou defender as ações desses detentores desta concessão só para me contrapor à Globo. E só porque eles apoiam Lula. Minha ética não permite.

Cortinas se fecham e abrem em seguida, e uma vedete entra carregando uma placa onde está escrito: Passadas 21 horas. Madrugada.

- Voz discordante 1
Mas, após 21 horas, o silêncio aqui é retumbante. Só posso concluir que quem cala consente,ou os companheiros não querem meter a mão em cumbuca.

ICE
Existe uma terceira possibilidade, as pessoas escolhem em quais polêmicas querem entrar. Algumas não valem a pena. Mas tenho a dizer que a Constituição garante o direito de livre e pacífica associação nas ruas. Lamento que esse princípio constitucional lhe cause incômodo. Quanto à não publicação de comentários discordantes nos blogs dos jornalistas citados, eu sugiro que você teste por si mesma, ao invés de por ouvir falar. Pra quem quer dar lições de ética, não fica muito bem fazer acusação baseado em fato relatado por segunda mão.
Voz discordante 1
Olhem só, silêncio retumbante de dias quebrado finalmente. E de maneira bem grosseira para um professor tão incensado. Não está acostumado com discordâncias à esquerda? Pelo que vejo, em todos os seus meios via net, encontra sempre a unanimidade.Que chato não? Continue defendendo os bispos e sua demonstração de poder pelo Brasil afora, assim igualmente concordará com sua lavagem de dinheiro. Ser ou não ateu abolutamente, nada tem a ver com esta discussão. Mesmo porque, esta não é uma discussão sobre RELIGIAO, mas sobre PODER. Eu prefiro nadar contra a maré da unanimidade. Isso nunca trouxe frutos aproveitáveis, só puxação de saco intelectual.
-ICE:
Nunca ouvi falar em você, não sei quem você é. E é absolutamente legal e legítimo, caso você não saiba, que um funcionário de uma prefeitura seja membro de uma Igreja!

-Voz discordante 1
Calma professor, que feio perder o eixo. Voce tem o direito de opinar, não de distorcer imaginando coisas que ocorreram naquele dia no Rio.E você nao sabe mesmo o que é liberdade de expressão, me consta que: manifestações do leitor devem ser publicadas e respondidas. Não é o que ocorre na grande imprensa, estamos cansados de saber.Por que os blogueiros independentes repetiriam? Um abraço e fique calminho, seja zen.
Entram , resplandescentes, As Frenéticas .


ICE
CRESÇA E APAREÇA. Faça um blog com 50.000 acessos diários, centenas de comentários, e aí depois dite regras. Muito fácil publicar e responder tudo num blog que está às moscas, como o seu!
Voz discordante 1
Vou encerrar: se um intelectual não polemiza com outra pessoa não em função das ideias opostas à sua, mas apenas porque não sabe quem a pessoa é, não há como. Não está acostumado ao debate franco. É legitimo que um funcionário da Prefeitura pertença à Igreja. Não é legitimo que use dessa prerrogativa para prejudicar a população e defender os interesses da Igreja. Isso está na Constituição e se chama prevaricação.
O mundo é feito de diversidade. Não basta pregar sua defesa, tente exercitar
ICE
Informe-se sobre: 1) ...Direito de ir e vir nas ruas. 2) Direito de cada blogueiro publicar o que quiser em seu próprio blog. 3) Direito de cada funcionário público pertencer à religião que quiser. 4) Direito de seguidores de qualquer religião irem às ruas.
Voz discordante 1
Tsc, tsc, melhor parar professor, está muito fora do eixo. Faz questao de ser desentendido, só posso concluir.
ICE
Mostre onde a Constituição proíbe que um funcionário de prefeitura pertença a uma igreja que organizou uma manifestação pública e pacífica. Repito: leia a Constituição. Qual foi o uso de cargo público em benefício próprio?
Voz discordante 1 :
Eu redisse e tredisse que a Constituição proibe usar cargo público em benefício póprio. Mas que lamentável, defender tão ardorosamente tipos que construíram um império com dinheiro dos pobres iludidos.
Entra Jorge Benjor, aliás devoto fiel de São Jorge de Ogum


ICE
Qual foi o uso de cargo público em benefício próprio? Nome do funcionário e qual foi o uso que ele fez do cargo?"
Voz discordante 1
Um momentinho que vou buscar no meu blog e nos jornais do dia. Mas acho você um tanto policialesco...
ICE
POLICIALESCO? Você faz uma acusação sem provar e eu sou policialesco? Olha, chega. Isso aqui é trollagem da pior categoria. Tchau pra você."
Entrada triunfal de Rita Lee Jones


Coro de 10 vedetes vestidas apenas com suas maracas cercam o ICE, que deleta a voz discordante. Ela desaparece da tela do computador e nunca mais poderá vê-lo.
Cena final, como todos os artistas no palco e mais:




O grand finale de "Bububu no Bobobó", que revive os anos dourados do Teatro de Revista no Brasil. Ankito, Mara Rúbia, Colé, Gracinda Freire, entre outros. Filme dirigido por Marcos Farias em 1980.