sexta-feira, janeiro 22, 2010

Jornalismo e propaganda, tudo a ver

Dia desses me deparei com o site da Anhembi-Morumbi, anunciando um MBA,
Especialização em Comunicação Jornalística e Publicitária. Diz lá, cândida e impunemente:

"As barreiras que separam a publicidade do jornalismo estão cada vez mais tênues. Ao mesmo tempo, os processos de produção, edição, veiculação e consumo de conteúdos jornalísticos e publicitários passaram por intensa reconfiguração nos últimos anos, já que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) operam hoje em escala global.
Por isso, a especialização em Comunicação Jornalística e Publicitária foi desenvolvida para oferecer a possibilidade de situar o profissional nesse universo, ao mesmo tempo em que oferece suporte para a criação nesse campo

Diferenciais
Um curso inédito ao relacionar a discussão da convergência de dois temas em comunicação antagônicos em sua constituição: o jornalismo e a publicidade;

Programa
Módulo 1: Fundamentação Teórica

Convergência das mídias: Panorama de comunicaçãoLógica produtiva das empresas em ComunicaçãoPublicidade e Propaganda: convergências.Convergência das mídias e mercado de trabalho.Jornalismo e Publicidade: convergência "

A coordenadora é Mestre em Hospitalidade pela mesma universidade, seja lá o que isso signifique.
Ontem, li que Roberto Civita revelou que vai financiar, ainda este ano, a criação de uma escola de jornalismo em nível de pós-graduação, se bem entendi ( ou não) . A parceria está sendo montada com a Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Será destinada a jornalistas "no meio de sua vida profissional", com dez anos de experiência, para prepará-los para a segunda parte de suas carreiras. “"Vou dar dinheiro para esse curso, montar a escola, não só para o pessoal da Abril, mas para o Brasil inteiro", disse. Ele foi pessoalmente ver como fazem "as melhores escolas do mundo": "Peguei dois professores da ESPM e fomos para os Estados Unidos visitar as quatro melhores faculdades de Jornalismo de nível de pós-graduação. Fazer perguntas, ver como é estruturado, currículo, professores, quanto custa e quanto cobram, as bolsas, enfim, o funcionamento da escola. Conhecemos, pelo menos, 60, 70 pessoas, dos reitores até os professores e os alunos. O que aprendemos, tanto para o curso como para ajudar a pensar, foi extraordinário. E eu me diverti como não fazia havia muito tempo. Foi melhor do que tirar férias... Se conseguirmos, abriremos no segundo semestre de 2010 ou no primeiro de 2011. Vai se chamar Escola Superior de Jornalismo ou algo assim".

Ou algo assim. Também soube que o Curso Abril, até agora destinado a estudantes de jornalismo, anunciou que qualquer universitário de qualquer tipo de profissão pode concorrer a uma vaga no Curso e na redação, na esteira da decisão do STF sobre a extinção do diploma.

Não entendi. Com zilhões de faculdades de jornalismo em SãoPaulo e no Brasil, mais uma.
E seguindo a idéia brilhante da Anhembi. Por que Civita não emprega seu $$$$ numa doação para a USP, por exemplo, aperfeiçoar a combalida pós em jornalismo, incentivar a pesquisa, como seus pares norteamericanos fazem?

Gostei muito dos comentários em blogs, antecipando a futura composição do corpo docente e a grade curricular.

Grade

Relativismo ético I e II
Distorções epistemológicas I, II e III
Introdução à marcenaria (para poder fazer cara-de-pau)
Prestidigitação
Introdução ao sofisma
Panorama da metodologia goebbeliana
Análise histórica do III Reich
Línguas estrangeiras (portunhol e embromation de preferência)
Introdução às artes cênicas (para poder representar o papel de justiceiro indignado)
TCC deve ser uma resenha prática dos filmes “A montanha dos sete abutres (Ace in the hole)” e “Mera coincidência (Wag the dog)”.


Reitor: Roberto Civitta
Diretora de RH: Lúcia Hippolito
Coordenador: Euripedes Alcantara
Professor de Ética Profissional: Diogo Mainardi
Sociologia Política: Renaldo Azevedo
Professor Convidado: Boris Casoy
Professor Convidado: Carlos Alberto Sardenberg
Professor Convidado: José Neumane Pinto
Professor Convidado: Alexandre Garcia
Professor Convidado: Ives Gandra Martins
Professor Convidado: Merval Pereira
Professora Convidada: Dora Kramer
Professora Convidada: Miriam Leitão
Professora Convidada: Eliane Cantanhede
Professora Convidada: Luciana Lobo
Professor Convidado: Gilmar Mendes
Patrono: Daniel Dantas