sexta-feira, janeiro 15, 2010

hippolito e lolito ao cair da tarde (atualizado)

Essa rodou a internet hoje,blogs de norte a sul, sudeste , noroeste, etc. eu pesquisei.Mas para uma sexta vale a pena reprisar. Acho que o nosso Saci Pererê, salvo da inundação do Paraitinga, anda vazando áudios pelas emissoras de tevê (Casoy/ Band, cônsul do Haiti/ SBT) e fazendo da suas pra trazer a verdadeira personalidade de alguns "jornalistas" à tona.
Pra quem ainda não viu, vai lá.
A tentativa de comentário foi ar ar na noitinha de quarta, 13, pela CBN, a rádio que troca notícia. A sra Lucia Hippólito, uma das pontas de lança do chamado PIG, bem que tentou comentar o decreto do presidente Lula que cria a Comissão da Verdade. Mas a língua e o raciocínio enrolavam, até que o locutor Roberto Nonato, que ela chamou de Lolito, disse que a ligação estava ruim e ela concordou, "sim, o telefone tá piscando".
Devia ser uma happy hour bem calibrada na casa da eminente socióloga travestida de jornalista. Rolou de ela ter se embebedado un poquito, quizás?
kkkkkkkkkkkkkkk, e a gente rola de rir, inclusive Cloaca News mancheteia, otimista: "Globo passará a fazer teste do bafômetro em seus comentaristas"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hoje, à mesma hora, entrou Lolito novamente chamando Hipólito, sobre o mesmo assunto.Desta vez foi nos conformes.
Como? Se ela não foi demitida?
Como? Se fôsse um contínuo bebendo em horário de trabalho, dançaria?
Como? Se não fosse uma funcionária com tantos serviços prestados, idem?

Ora, minha gente, cada pergunta difícil, o mundo e o jornalismo são mesmo assim, coisas da "natureza humana", né mess? Cheers!
No dia seguinte,hippolito explicou no seu blog que sofreu uma cólica intestinal de origem desconhecida.


Quanto tempo dura

Haiti


Carlos Barria/Reuters


"O épico e o trágico na história do Haiti", é exelente artigo de Jacob Gorender na revista Estudos Avançados, de 2004, onde resenha o livro Os Jacobinos Negros, de C.L.R James.

Alguns trechos:

"No início do século XIX, o Haiti era a colônia mais produtiva das Américas e a primeira a conquistar a Independência nacional, em 1804. Como explicar então que não tenha tido uma trajetória progressista, mas, ao contrário, se tornasse o país mais pobre do continente, talvez um dos mais pobres do mundo?"

"A ilha fora descoberta por Colombo, já na primeira viagem à América, e ele a denominou de Hispaniola. Os nativos foram completamente exterminados no processo da colonização européia. O meio milhão de escravos negros, que labutavam nas plantagens e nos engenhos, era dominado por trinta mil brancos, incluindo os proprietários e seus
auxiliares (feitores, técnicos, vigilantes etc.)'.

"As dificuldades do Haiti não se deveram, com o passar do tempo, somente ao domínio da agricultura de subsistência e à ausência de perspectivas econômicas mais elevadas. Deveram-se também, e não menos, à quarentena, que lhe impuseram até mesmo as nações latino-americanas recém-emancipadas. Quando exilado, Simon Bolivar encontrou abrigo no Haiti, onde recebeu de Pétion proteção, ajuda financeira, dinheiro, armas e até uma prensa tipográfica. No entanto, Simon Bolivar excluiu o Haiti dos países latino-americanos convidados à Conferência do Panamá, em 1826. O isolamento internacional acentuou o atraso e agravou as dificuldades históricas, após uma das mais heróicas lutas emancipadoras do hemisfério ocidental".
leia mais