quarta-feira, maio 12, 2010

O goleiro Barbosa: Muito mais de onze fraturas


A desgraça do goleiro Barbosa, que tomou o gol que tirou do Brasil a conquista do título, no mundial de 1950, contra o Uruguai, realizado no Maracanã, me inspirou, faz tempo, este conto. Não entendo nada de futebol, mas me fascinam alguns personagens. Especialmente os heróis do fracasso, como diz um amigo escritor, que também tem esse fraco.
.
Pra ele doía muito mais que fratura. Meu amigão, colega do grupo escolar. Saudade das peladas, eu era lateral direito, ele goleiro.Parecia um gato, o camarada! Mudou pra São Paulo, trabalhava numa firma lavando vidro e lá mesmo, jogando na fábrica, foi contratado pelo Ypiranga, por volta de 1940. Ele era do 1921, o senhor faz as contas, tinha 19 anos.
No 1943, o Barbosa já era dos melhores goleiros paulistas, daí o Domingos da Guia indicou ele pro Vasco em 44, em 45 já estava no escrete brasileiro. Mas naquele 16 de julho de 50, contra o Uruguai...
.
Os olhos do velho amigo, de 84 anos, se apertam.
.
“Conta seu Mané”. (Eu tinha viajado a Campinas para entrevistar o amigo do goleiro para um jornal do interior do Rio.)
Tá aqui, vou ler no livro o que ele mesmo contou:“O Ghiggia avançou, eu vislumbrei o centro da área com três carrascos babando, à espera da bola. O Bigode vem atrás do Ghiggia, Juvenal tenta fazer a cobertura, mas na entrada da área só tem eles, ninguém da defesa, se ele centra não tem como pegar, é gol na certa, fico esperando Ghiggia centrar, dou um passo à frente, porque ele com certeza vai fazer a mesma jogada do primeiro gol, ele sente que eu estou fora, embora viesse de cabeça baixa como touro miúra, mete o peito do pé na bola e ainda toco nela, crente e que foi para escanteio, afinal foi um chute mascado, bateu no gramado, subiu e desceu, eu dou um passo lateral e salto para a esquerda com todo o impulso que... quando senti o estádio em silêncio total tomei coragem, olhei para trás e vi a bola de couro marrom lá dentro..."
.
Ele me dizia, moço, que o silêncio acompanhava ele a vida inteira. Aqueles 200 mil torcedores calados. Que parecia a eternidade, e quando morresse não ia sentir diferença... Barbosa era um lorde. Parece que chorava pra dentro. Jamais esqueceu de uma senhora que parou ele na rua e disse pra filha:” É esse aí que traiu o Brasil” .
Mas o negrão não podia se emocionar. Dizia que queria ficar vivo, e que o sentimento mal conduzido acaba com uma pessoa. Pois então ele não carregou por 50 anos aquele silêncio? E não foi chamado no Maracanã, quando trocaram as balizas e deram pra ele, pra fazer churrasco daquelas traves onde ele se desgraçou?
Jogou até 62, quando sofreu uma lesão na virilha pelo Bonsucesso, estádio do Campo Grande. Não eram os 200 mil do Maracanã, mas uns 600, em silêncio. Aquele silêncio profundo, mas dessa vez diferente, ele contou.
“Mané, mesmo com aquela baita dor eu fiquei feliz, porque era uma coisa de respeito, de sentimento mesmo, coisa da alma”.
“Não chora, seu Mané, a vida é assim”, digo. ”E depois?”
.
Bom, muita falta de dinheiro. Morreu esquecido, na Cidade Ocian, no dia 7 de julho de 2000. Fui me despedir. Sabe moço, naquele tempo ninguém usava luva. E goleiro machuca muito as mãos. Ele já tinha me contado uma vez: onze fraturas. As mãos dele, quebradinhas, cruzadas sobre o peito. Eu chorei muito, não sou como ele que chorava pra dentro, sou um manteiga derretida.

14 comentários:

Eduardo Reina disse...

Sensacional o texto. Quem conhece futebol e quem não conhece, mas sabe da história do Maracanazo, se emociona. E agor avem esse Dunga com esses jogadores arritando peito de peru. Um técnico que prega ética e faz propaganda de cerveja... é mole?....

Elizabeth disse...

Trata-se de um anão mental...Ihhh, pisei no politicamente correto.

Tania Mendes disse...

Gente, politicamente incorreta sou eu agora: duvido de que no momento em que o Brasil fizer qualquer gol todos estaremos achando lindo! (e o Dunga,coitado, nem sabe o que é fascismo, ele entende é de futebol messssmoo!). Perdão.

Elizabeth disse...

bom, Mariatania,sorry,eu nao sei se ele entende ou nao de futebol, sei que eu não entendo, mas se ele não sabe o que é fascismo devia se informar, afinal tem um cargo importante na ordem das paixões brasileiras e de minha parte já estou cansada de ouvir asneiras de esportistas, cantores, celebrities em geral. vão se catar.

André disse...

O Barbosa ñ teve culpa se a bola kicou!!!
O Júlio César saiu mal pra caramba no primeiro gol da Holanda!!o erro do Júlio foi maior do q o do Barbosa!!
Eu sou goleiro de futsal e vcs podem perguntar a todos...
Quem é o protetor dos goleiros????
Eles vão responder...
Barbosa...São Barbosa.

André disse...

todos podem criticar o São Barbosa pelo gol...mas vão estar criticando a pessoa errada...a culpa ñ foi dele a bola kicou e pronto...
Eu sou contra as pessoas q criticam o Barbosa e merece é respeito e ñ critica!!

Elizabeth disse...

é iso aí, André

André disse...

o Rogério Ceni no jogo contra o Grêmio levou um baita frango e eu vi pouco criticarem ele!!

Elizabeth disse...

Olha André, eu não entendo nada de futebol, nem sei quem é esse jogadorque você fala e de que time. Mas eu gosto das historias humanas- quando havia histórias humanas no futebol, como essa do grande Barbosa. Portanto, não posso dicustir nadica sobre esse caso. Abraço

Elizabeth disse...

Olha André, eu não entendo nada de futebol, nem sei quem é esse jogadorque você fala e de que time. Mas eu gosto das historias humanas- quando havia histórias humanas no futebol, como essa do grande Barbosa. Portanto, não posso dicustir nadica sobre esse caso. Abraço

André disse...

Para vc q ñ sabe quem é o Rogério Ceni ele já foi Campeão Mundial pela celeção em 2002 sendo o terceiro goleiro,foi campeão Basileiro,da Libertadores e Mundial pelo São Paulo três vezes!! E agora no Campeonato Brasileiro Série A de 2010 no jogo contra o Grêmio-RS tomou um baita frango olha só o ultimo gol!!

http://www.youtube.com/watch?v=vKEJ4C2LC_8

Essa bola ele nem devia olhar para ela antes de encaixar..eu encaixava de olhos fechados!!!

André disse...

Elizabeth os sites q mais informam sobre futebol são:

http://globoesporte.globo.com/

http://www.futebolinterior.com.br/

Elizabeth disse...

Obrigada querido, mas eu não gosto de futebol, como disse, só gosto das histórias que o cercam.

Elizabeth disse...

Obrigada querido, mas eu não gosto de futebol, como disse, só gosto das histórias que o cercam.