segunda-feira, agosto 31, 2009

Mafaldita vira estátua em Buenos Aires


A lindinha e seu criador, Quino




Por Paulo Ramos


Uma pequena multidão parou o vai-e-vem de pedestres na esquina das ruas Chile e Defensa na tarde deste domingo em Buenos Aires, na Argentina, de onde escrevo esta reportagem.
Os olhos dos presentes se dividiam entre Quino e Mafalda. Criador e criatura participaram da cerimônia de inauguração da estátua da personagem.
O local não foi escolhido ao acaso. Foi na rua Chile que o desenhista viveu parte da vida e onde ambientou as tiras, publicadas na década de 1960 e no início da seguinte.
Foi Quino quem tirou o pano que cobria o banco em que Mafalda aparece sentada. Depois, dividiu um pouco o banco com ela.
A cerimônia da tarde deste domingo foi rápida, pouco mais de meia hora. Reuniu amigos e colegas do desenhista e autoridades. Além, claro, da multidão e dos jornalistas.
Quino mais ouviu homenagens de companheiros de profissão do que falou. Quando falou, foi econômico.
"Estou muito emocionado e também preocupado que não sei o que dizer."
"Claro, sempre me custou falar, por isso me dediquei a desenho. Assim como há muita gente que não sabe o que dizer e assim mesmo ganha eleições."


2 comentários:

Lenina Mendes disse...

Que m,aravilha!Amo a Mafalda desde tenra idade, descoberta ao acaso e minhas filhas adoram. A Carol tem o apelido de Mafalda pq detesta sopa! Tenho todos os cartoons dela, em livro, lindos! E por falar nisso, acho que vc deveria comprar o "Persépolis", que é um encanto total, todo em quadrinhos e pleno de humor, embora a coisa seja meio barra pesada. Já mandei prá Carol este seu post. Bj
Lenina Mendes

elizabeth disse...

Tamem sou apaionada pea Mafaldita desde pequena, adorei que virou estatua, ao menso os argentinos têm memoria