quarta-feira, janeiro 21, 2009

O fim dos jornais de papel

Deu no jornal espanhol Publico

http://www.publico.es/culturas/192785/elpais/cambio/redaccion



Um dirigente do grupo Prisa (dono do jornal El País) , Juan Luís Cebrián,disse nesta terça-feira que a partir de 1 de março o jornal passará por uma profunda reestruturação no que chamou de “a maior mudança cultural desde a fundação do períodico há 33 anos”.

A mudança obrigará a criação de tres novas empresas. Na primeira, a redação do diário se fundirá com a sua edição em Internet em uma união que constitue também uma fusão de operações econômicas. A segunda companhia prestará serviços administrativos, recursos humanos e distribuição, entre outros, para a editora do El País. E , por último, a terceira reunirá a área de produção.

O responsável por Prisa disse que não haverá redução de pessoal no processo , que se prolongará durante um tempo não especificado, porém será bem longo. Cenbrián advertiu que as m udanças são obrigadas pelas circunstâncias do mercado : “A taxa de mortalidade dos jornais é altíssima. A festa acabou e temos que ser consequentes”.

Em um discurso marcado por constantes referências à crise econômica global e da imprensa, Cenbrián se mostrou confiante que os jornais seguirão existindo por 5 ou 10 anos, porém dentro de 15 anos as coisas não estão tão claras para os períodicos de papel.

Nenhum comentário: