quinta-feira, julho 10, 2008

As duas medidas da "Justiça"

Jornalismo, finalmente

O jornalismo não tem me dado muitos alegrias, há muitos anos. A mim e à população brasileira.

Neste imbroglio dos Dantas, Nahas & PIttas, dizem que ainda vão surgir nomes de jornalistas envolvidos. Aguardo ansiosa.

Entretanto, fico feliz quando vejo um trabalho corajoso e correto como o do sempre competente Bob Fernandes, hoje no Terra Magazine. Ele é citado em todos os blogs dos melhores jornalistas, e até dos não tão bons assim.

Há algum tempo, foi uma matéria dele que me deu vontade de cumprimentar, escrita para a revista Carta Capital: uma liquidação na Daslu com a presença de Antonio Carlos Magalhães que.......comprava lingeries. Um texto que também devassava a forma como eram tratadas as moças do pequeno exercito uniformizado de serviçais, as servas da casa grande. Das melhores reportagens de já li. Bom, por essas e outras eu ainda tenho esperanças.

Do Terra Magazine

50% dos presos esperam decisão dada a Dantas
Raphael Prado

Metade da população carcerária brasileira, de acordo com números oficiais do ministério da Justiça, espera decisão semelhante àquela que o banqueiro Daniel Dantas recebeu do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Do total de 422.373 presos em todo o País, mais de 211 mil estão em situação provisória - ainda sem condenação - e poderiam aguardar o julgamento em liberdade, como ocorrerá com Dantas.Mas ao contrário do banqueiro das transações bilionárias investigadas pela Polícia Federal, grande parte desses demais detentos não tem condições de pagar um advogado e depende da ajuda do Estado para se defender. Aí então começa o problema e a diferenciação entre abonados e miseráveis.

24 comentários:

Anônimo disse...

Como se isso fosse novidade.
Todos sabem que no Brasil, prisão é só para pobres, pois os abonados, a casta da sociedade, das quais pertencem os ministros do Supremo, jamais irão para a cadeia, por qualquer crime, por mais hediondo que possa ser. São tudo farinha do mesmo saco, uns protegendo os outros, uns com o dinheiro e os outros com o poder do canetaço. Um por todos e todos por um.

Anônimo disse...

É só uma pargunta.
Quenda mais no STF?
Gilmar Mendes? ou
Daniel Dantas?

Anônimo disse...

Considerando os comentários gravados por Dantas de que ele não tinha medo da instância superior e sim da 1ª instância e, considerando a rapidez com que oministro gilmar mendes (nome c/minúsculas mesmo) solicitou a sua libertação, podemos concluir até onde vai e quem são os componentes dessa poderosíssima quadrilha!!

Anônimo disse...

Vergonha, se fosse um que rouba para comer e sustentar a sua familia, ja estaria apodrecendo nas cadeias da vida.qual o custo, que e prender e depois mandar soltar, deveriam descontar de quem mandou soltar.vergonha Brasil so pobre vai para cadeia.

Anônimo disse...

Não sei se o Arnaldo Jabour e outros terão coragem de falar, mas o Opportunity/D.Dantas deve ser o maior agente de lavagem de dinheiro no Brasil! E não vamos ser hipócritas - na hora do Imposto de Renda - quem não pensa em esconder um dinheirinho do Leão?? Esse ministro do STF(Gilmar Mendes) certamente tem o rabo sujo com gente (ou empresa) grande que tem problemas com o Leão (e relação c/ o Opportunity...) e é um "espelho" do que já se viu na Itália com a "Cosa Nostra" - envolvimento de juízes federais...Por isso a sua eficiência na defesa pública (e notória!)do Daniel Dantas! Não viram aquele comentário de que a quadrilha estava mais preocupada em barrar as investigações nas esferas mais baixas do que nas "Superiores"...

Anônimo disse...

Não vamos esquecer do envolvimento do filho do Lula, Fábio Luis Lula da Silva - o "Lulinha", como lobista da Brasil Telecom (1º) e depois com a Oi/Telemar quando essa última "comprou o seu passe"...DUVIDA??!! LEIA ISTO: http://veja.abril.com.br/251006/p_060.html
E + ISTO: http://veja.abril.com.br/251006/pop_brasil2.html
(Na época que o Lulinha fazia lobby p/ a Brasil Telecom, o Daniel Dantas era sócio majoritário da empresa!)

Cada um à sua maneira, né?

E agora o Senado, com inveja da força dessa turma, quer mostrar sua "força" também...Acaba de criar + 97 cargos na "Casa"(sem concurso!), com salário de 9,9 mil!!
E nós somos uns palhaços mesmos, sustentamos essa turma!

Anônimo disse...

o gilmar mendes(esse nome deve ser escrito com minúsculas)é uma vergunha para o STF e mau exemplo para os brasileiros.O dantas ja tinha dito que no STJ e STF era fácil se livrar.Sabia do que estava falando.Que vergonha.

Anônimo disse...

A PF deveria abrir outra investigação: Qual é o preço de um ministro do STF. Pelo menos os pobres poderão saber quanto terão/ou deverão ter para não apodecrer em cadeias, as vezes com muito menos provas de seus crimes, do que essa corja de ladrões

Anônimo disse...

Deveria fazer com estes pilantras, igual fizeram com o Sadan Husen!

Anônimo disse...

Muito interessante como mudam a forma de tratamento para bandidos que tem muito dinheiro(roubado),para pessoas comuns são tratados de ladrões,marginal,etc...para eles (ministro do STF) são "Pacientes",será que precisam ser tratados como doentes ou estou redondamente enganado e eles precisam ser também ser chamados de marginais,bandidos,ladrões,corja etc...

Anônimo disse...

Quem audita o judiciário!? Uma verdadeira caixa preta.Infeliz da sociedade que tem um judiciário no mínimo questionável.

Eduardo Freitas disse...

Roubo é roubo. Mas podemos diferenciar seus malefícios. Quando quadrilhas de empresários com agentes dos três poderes de República se unem para roubar bilhões, estão condenando milhares de brasileiros à miséria, à falta de educação, saúde, segurança, à boa manutenção da nação. É crime de lesa-pátria" e deveria ser julgado por tribunal militar. Com 47 anos, nunca vi um único político honesto no Brasil, todos visam somente interesses próprios. Agora temos também o judiciário brasileiro se atolando na lama dos "porcos".

Anônimo disse...

Essa quadrilha do Supremo é mais perigosa do que todos os demais bandidos do Brasil reunidos.

Anônimo disse...

Confio na Policia Federal. O que não pode é, depois de tanto trabalho de investigação, prender o cara e depois ele ser solto por ser amigo de poderosos do judiciário. Porisso é que a credibilidade da justiça dos escalões superiores não merece a fé dos brasileiros.

Afonso disse...

Quem nos governa,afinal?

Sugiro a leitura do artigo publicado no midia sem máscara de autoria de Olavo de Carvalho para ter-se uma noção melhor de quem governa afinal o nosso país.O mundo já está sendo governado por grupos poderosos por intermédio de parcerias público-privadas que se infiltraram no Estado sob a retórica aceitável por todos nós como "desburocratização","privatização","terceira via" etc tudo sob a proteção do Estado(executivo,legislativo e judiciário) financiado pela populaçao.Podemos assim compreender porque? os pobres e todos aqueles distantes dos "reis" são severamente punidos e a casta que nós todos sustentamos continua impune.

Anônimo disse...

Infelismente nosso País ou seja como uma provincia, nossa lei não vale nada, pois estes corruptos e juizes e politicois são mais senvergonhas que os bandidos de ruas, porque esses são o que são, mas estes outros usam a fachada como homens do país, mas não passam de bandidos e vem este juiz defensor de ladrões e outros preocupados com algemas, tem que colocar no presidio mais sujo e porco e nossa justiça e outra palhaçada, um monte de vagabundos mandando neste país e ganhando salários altos, isto esta piorque a italia com os mafiosos da época, tenho vergonha de ser brasileiro e ainda o povo vota nestas merdas, tinha que anular seus votos em protestos a esta vergonha nacional.

Anônimo disse...

Seria cõmico se não fosse trágico,apressa com que o senhor hipócrita Gilmar Mendes saiu em defesa de daniel Dantas.Só veio corroborar o que este empresário sujo, disse das instãncias superiores.

Cé S. disse...

É que, infelizmente, estes pobres encarcerados não são clientes STF Express. Dantas é.

Anônimo disse...

Eduardo, também acho que é crime de lesa-pátria, mas os tribuynais militares que tivemos só serviram para condenar inocentes e encobrir falcatruas como essa aí, nso tempos da ditadura militar. Temos de batalhar é por uma justiça decente.

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar: QUANTO O MINISTRO GILMAR MENDES RECEBEU DO DANIEL DANTAS??? Com certeza, essa eficiência em libertar essa quadrilha não foi "por sede de justiça" e nem por acaso...

Anônimo disse...

Me sinto envergonhado em ter nascido na mesma cidade desse "ministrinho", alias esse tipo de atitude da qual ele se mostrou capaz, aqui em Diamantino já conhecemos muito bem (peço a Deus que nos ajude, pois de depender dos poderes deste pais estamos todos mortos, a prova disse está o JUDICIARIO).

Anônimo disse...

Todos nós temos de tomar muito cuidado ao fortalecermos excessivamente o poder executivo como esta acontecendo no Brasil atualmente pois certamente seremos a proxima vítima da investida policial. Ou bem ou mal temos de acreditar no Poder Judiciario em especial no Supremo Tribunal FEderal pois somente ele poderá nos proteger destas investidas. De outro lado no Brasil atual o poder executivo super valorizado pelo poder de policia esta arrecadando legalmente tributos de forma astronomica mas este mesmo poder insiste em não repassar os valores aos cidadão brasileiros. Vejam planos de saude, assistencias juridicas, etc obrigações do Estado deixadas de serem cumpridas. Ai está o perigo pressiona-se o empresário com altas cargas tributarias e este certamente repassará ao povo o ônus no aumento de preço dos produtos e isto gerará inflação. De outro lado o governo nao reduz os tributos pois ve que ta fortalecido demais e ao contrário aumenta. Neste perde e ganha quem perderá é o povo pois sobrará pra ele o prejuízo disto tudo. Temos de nos unir para fazer valer os principios constitucionais e para tanto temos de todos tomar conhecimento claros sobre eles e ai exigir equilibrio dos 03 poderes e para isto temos a principal arma que é o VOTO. Se o Presidente da República ou qualquer governante insistir em descumprir a constituição promovendo o desiquilibrio acima mencionado devemos votar contra ele ou quem ele indicar. Desta forma poderemos ter aboluta influência na criação do equilibrio entre os 03 poderes

Anônimo disse...

Um recado p/ o Gilmar Mendes:
-"Para de agir como advogado de defesa da quadrilha!"

Anônimo disse...

Infelizmente, essa atuação do Gilmar Mendes à favor de seu "cliente", acabou deixando uma mensagem (subliminar) de que o crime compensa. Desde que não seja um "ladrão-de-galinhas"...