segunda-feira, julho 28, 2008

Só pra mulheres





Lila (Merryl Streep e Ann (Vanessa Redgrave), ao entardecer


l







"Mas que filme enjoadinho", foi o comentário de um senhor à saida de "Ao Entardecer".Aliás, era um jornalista que eu conheci um dia.
As senhoras que estavam com ele riram amarelo.
Não é mesmo filme pra homem. Dos tradicionais, ao menos.
Produção germano-americana ( tem mesmo uma cara de filme europeu), baseado no livro de uma mulher (Susan Minot) com roteiro dela e de Michael Cunningham e dirigido pelo hungaro Lajos Koltai.
Elenco de atrizes soberbas : Vanessa Redgrave, Merryl Streep, Glen Close, Nina Colette, Clare Danes e as filhas : de Vanessa, Nastasha Richardson e de Merryl , Mamie Gummer (dir.).


Ann está morrendo e , entre delirios, lembra -se da coisa mais importante de sua vida, há 50 anos: Harris, que conhece no casamento da amiga Lila.
Casou-se duas vezes, teve duas filhas, foi cantora. Mas, conta para a enfermeira, foi casada mesmo durante 40 anos com Harris, só que nunca estavam juntos. E a enfermeira: "Assim, dá certo"...
É um filme sobre o amor, a amizade e a morte- grandes temas da vida humana.
A amiga Lila vai visitar Ann porque sabe de sua doneça. Ann lembra de Harris, que as duas , e mais o então namorado de Ann e irmão de Lila- amaram.
Se os desastres da vida tivessem sido contornados, Ann teria se casado com ele? E se?
"Fizemoso o que tinhamos de fazer", diz Lila. "Eu tive tres filhas, voce teve duas, e cantou no meu casamento".
Ann parece , então, se confortar.
No fim, diz o filme, só o que é mais importante na nossa vida vem à mente. O amor por Harris era o mais importante para Ann.

Nenhum comentário: