terça-feira, março 24, 2009

De Villa-Lobos, o apaixonado brasileiro

Esta roubei do forum da Comunidade do Portal do Nassif, na página que construímos lá em homenagem a Villa-Lobos. O jornalista carioca e grande conoisseur de música erudita Henrique Marques Porto postou, e não resiti. Desfrutem.

"Sempre achei que os solos mais conhecidos compostos por Villa-Lobos para soprano -as Bachianas Brasileiras n. 5 e a Floresta do Amazonas- são na verdade mais adequados para as nossas vozes populares. Em 1968 Elizeth Cardoso cantou as Bachianas no Teatro Municipal com a orquestra da casa regida por Henrique Morelembaum. Foi uma apresentação memorável. Infelizmente não foi documentada. Procuro há anos e jamais localizei uma única gravaçãozinha amadora sequer deste que para mim foi um evento histórico para a nossa música. Um caso de falta de cuidado que dou como perdido.
Apurando a pesquisa no YouTube descobri Bibi Ferreira cantando a "Canção de Amor" da Floresta do Amazonas regida pelo mesmo Henrique Morelembaum a frente da Sinfônica do Rio de Janeiro no show "Bibi in Concert I". Bibi, que é grande cantora, confirma a minha tese. Essa canção fica mais bonita numa voz popular. Já existem postagens com essa música, mas não creio que seja demasiado acrescentar a versão em vídeo da Bibi Ferreira. E fico pensando como seria com a Elizeth, com a Elis, com a... Bom, confiram.
Abraços
Henrique Marques Porto"