domingo, novembro 08, 2009

Acredite sempre nos seus companheiros




Ken Loach é um grande diretor do cinema inglês, fez o inesquecível “Terra e Liberdade”, sobre a guerra civil espanhola. Há tempos não via seus trabalhos. Este “À procura de Eric” é imperdível. Nesses tempos, sempre procuramos por esperança. E Loach, um cineasta de temas pesados, resolveu enveredar por ela. Não a toa faz uma crítica engraçadíssima aos livros de auto-ajuda, quando um grupo de carteiros – profissão do personagem principal- se reúne para relaxar.
Quando pensamos que a tragédia se espalhará pelo filme, há uma saída bem humorada, emocionante e cheia de esperança.
Eu não sabia quem é Eric Cantona, eu que não tenho a menor idéia sobre futebol. Depois soube que é um francês e foi camisa 7 do Manchester nos anos 90, um grande jogador e meio rebelde.
Cantona aparece para o carteiro, num momento desesperado da vida do xará, e vira seu conselheiro. Quando o carteiro pede para que ele diga qual o maior momento da sua vida profissional, e imagina que tenha um sido um gol, lembrando tim-tim-por-tim-tim cada jogada -- essa incrível capacidade que têm os homens de reproduzir jogadas, nem que sejam do século passado – Cantona diz que não foi um gol, mas um passe.
Uma deixa para Loach passar sua mensagem de fé na solidariedade. Parece que isso é verdade mesmo, um passe que resultou num gol de um tal Giggs. Quando o carteiro pergunta se o jogador não teve medo de que o companheiro não fizesse o gol, Cantona diz: “precisamos acreditar nos nossos companheiros. Acredite sempre nos seus companheiros”.
E é por aí que o carteiro se salva.
É bom ver isso, mesmo na ficção. Que acreditar nos amigos, nos companheiros, ainda é o caminho. Torço por isso.






Manifestações a favor da minissaia

Do blog É tudo política

Alunos da Uniban preparam uma manifestação pró minisaia na unidade de São Bernardo, a mesma que Geisy Arruda viveu momentos de terror ao ser hostilizada por mais de 700 pessoas quando chegou à aula trajando um minivestido pink. O fato levou à sua expulsão da instituição de ensino. O manifesto, que pode ocorrer também em outras unidades da Uniban, é previsto para a próxima sexta-feira, dia 13.

A magnífica criatura que preside a Uniban


Leio na internet que o magnífico reitor da Uniban, Heitor Pinto e Silva casou-se em dezembro de 2007, com direito a matéria na revista Caras. Trajando um modernoso smoking de comprimento acima do habitual, um redingote- designação tradicional para vestido feminino- e sapatos Manolo Blanik de “prepúcio de baleia branca”.