quarta-feira, janeiro 27, 2010

O poeta Roberto Piva está internado e precisa de ajuda

Acabo de ir ao blog do Bortolotto e leio isto aí embaixo.
Mas o que está acontecendo contra dramaturgos - Bortolotto, lembram, levou três tiros de assaltantes, ficou entre a vida e a morte e está se recuperando- poetas, jornalistas decentes?
Piva na enfermaria, meu amigo em Brasilia em outra, esperando até domigo por uma cirurgia de emergência no fêmur.
O mundo não trata bem os do Bem, especialmente o Brasil. Os artistas, sempre desamparados, meu amigo jornalista, que foi preso politico nos anos de chumbo, traz sequelas nas pernas da tortura na Cadeira do Dragão. Como Piva, ele não tem grana e nem plano de saúde.
Roberto Piva foi professor da escola pública. Suas obras completas estão reunidas em três volumes pela editora Globo: "Um Estrangeiro na Legião", "Mala na Mão & e Asas Pretas" e "Estranhos Sinais de Saturno". Recentemente, o livro "Paranoia" (1963) foi reeditado pelo Instituto Moreira Salles.

Quem puder ajudar o Piva, assino embaixo do que diz o Bortolotto.


"O grande poeta Roberto Piva está internado. Ele tá no HC. Piva não tem plano de saúde. Tá na enfermaria na companhia de outros pacientes. Alguns são evangélicos e rezam a noite inteira, ali onde tem também uma tv ligada (e com certeza não é na Tv Cultura e nem no People and Arts). Piva ainda deve permanecer no hospital por algumas semanas. E se tem uma coisa que eu aprendi com o meu acidente e minha convalescença é que vida no hospital é estação no inferno. Piva ainda deve passar por uma cirurgia da próstata e um cateterismo, segundo informa meu amigo Pinduca (o poeta Ademir Assunção) no blog dele. Piva tem 73 anos de poesia e vida experimental e sofre de Mal de Parkinson. Se me permitem, vou quase que parafrasear o poeta Allen Ginsberg em seu brilhante prefácio para a obra de Gregory Corso e dizer que Roberto Piva é talvez (na minha opinião ele é) o maior poeta brasileiro vivo e nesse momento está internado num hospital público em São Paulo precisando de auxílio. Todo tipo de auxílio é bem vindo. Quem puder ajudar com grana que ele vai precisar e não é pouco, depositem na conta que eu tô transcrevendo aí embaixo. Também peguei o número no blog do Pinduca que é altamente confíavel.
http://zonabranca.blog.uol.com.br/

Roberto Lopes Piva
Banco: Itau

Agência: 0036

Conta: 20592-0

CPF: 565.802.828/00 "
------------------------------

Postei aqui em março de 2009 esta poesia para Piva e Wesley Duke Lee, um poeta e um artista plástico maior deste país. Sempre foram amigos, e Wesley ilustrou com fotos o clássico "Paranóia", de Piva.


Por quem os sinos dobram?


Para Roberto Piva
e
Wesley Duke Lee

O poeta rebelde hoje esquenta ao sol das 11 horas
No Parque da Água Branca
Livro numa mão, firme
A outra, trêmula
O poeta da cidade - ácido, lírico, transverso
Mas ainda aprecia os rapazes
E acha que as moças, cada vez mais, estão parecidas com eles
Por isso, até começa a gostar delas
("Teu olhar maluco atravessa os relógios as fontes a tarde de São Paulo como um desejo espetacular tão dopado de coragem marfim de teu sorriso nascosto fra orizzonti perduti assim te quero: anjo ardente no abraço da Paisagem")

Seu amigo, o artista plástico do primeiro hapenning desta cidade
Não reconhece mais o mundo
Quando o visitei, anos atrás
Figura de brilhos e fulgores -
Mostrou-me uma mesa cheia de coisas empoeiradas:
Não permitia que a limpassem
“Para marcar a passagem do tempo”

Mostrou-me também um mural repleto de fotos da sua vida: “Para não me esquecer”
“Ele dói e brilha”, escrevi na matéria, emprestado verso de Veloso sobre o homem velho

Na parede a frase, quase no teto:

“Entusiasmo-Pleno de Deus”

Só hoje fui atrás da etmologia
Do Grego:entu: DEUS,
iasmo: Cheio

Pleno de entusiasmo o velho homem belo


Uma enfermeira o acompanha, ele sorri



São Paulo, 28 de fevereiro, noite alta