quinta-feira, junho 03, 2010

Florestan Fernandes



Tania Mendes disse...
Este sim, foi/é uma das figuras intelectuais e políticas da maior envergadura. Tive a felicidade e o privilégio de estar algumas vezes em seu gabinete quando era deputado federal ou em debates políticos para os quais era sempre convidado e sempre ovacionado. Aliás, debate político de alto nível não se vê mais, não é? Na campanha do Lula Presidente (a primeira, 1989) estive com ele várias vezes (tenho uma foto com ele aqui junto aos meus livros e de certa forma isso me redime dessa minha falta de motivação hoje em dia para qualquer ativismo político). Faz uma grande falta este grande professor, pensador, idealista e combativo. Sinto saudade dele e de mim própria naquela época em que o combate era travado 24 horas por dia. E a gente nunca se cansava.

Tânia, eu também tive o grande privilégio de conhecer o professor, uma tarde fomos à sua casa pedir apoio para não me lembro mais que causa , e claro que ele sempre era solidário. Conversamos um tempão, ouvindo suas grandes análises. De intelectuais desta estirpe, só resta o mestre Antonio Candido, que espero fique conosco por muitos anos mais.
Depois deles, o dilúvio, o deserto.De idéias, de ética, de solidariedade, de clareza, de discernimento.
Também sinto saudades deles e de nós, quando tínhamos condições de lutar e companheiros de luta. O poder corrompe é uma frase que eu negava, mas tive de comprovar com a História que vivemos.Gente como eles nunca aceitaria o poder.
É pena, porque os melhores nunca estão lá.