domingo, janeiro 03, 2010

São Luiz do Paraitinga




Desde ontem, sábado, 2, começaram a chegar notícias das chuvas em São Luiz do Paraitinga (SP).Uma cidade histórica , com 11 mil habitantes e o maior numero de prédios do século 19 tombados pelo Patrimônio.

É onde mais se celebra a cultura popular interiorana paulista e seus mitos, como o valoroso saci.

Ontem vimos o desabamento das torres de uma igreja, a cidade alagada, cerca de 4 mil pessoas desabrigadas na cidade e outras 5 mil foram para casa de parentes e abrigos improvisados.

O socorro estava sendo prestado pela própria polulação e por autoridades locais. Nada de governo do Estado. O governador, em seu twitter, despediu-se no dia 30 e foi para a Bahia.

"Estou na Bahia para passar o feriadão de Ano Novo com meus netos. Domingo, de volta a São Paulo. 9:17 PM Dec 30th, 2009 from web
Aqui, Rita/Gilda canta e dança uma rumba, Amado Mio: http://migre.me/eXWy. E canta Put the Blame on Mame: http://migre.me/eXWJ 9:24 PM Dec 30th, 2009 from web
Bom feriado a todos. 9:29 PM Dec 30th, 2009 from web "

Somente hoje à tarde, domingo, noticiou-se que o governador sobrevoou a cidade, deu uma coletiva à imprensa dizendo que vai ajudar na reconstrução.

O jornal O Estado de S. Paulo deu uma página inteira, ao lado da cobertura da tragédia em Angra dos Reis (RJ).

O jornal Folha de S. Paulo não deu nada, além de uma notinha dizendo que , devido ao transbordamento do rio Paraitinga, a rodovia Oswaldo Cruz foi fechada. Uma colunista falava mal do o governador do Rio, que não deu as caras na tragedia de Angra, mas nenhuma linha sobre o de SP.

Que os deuses nos protejam das águas de janeiro, fevereiro e março e de quantas mais houver que cairão sobre nós, porque a depender de autoridades estaduais, as populações ficarão mesmo é soterradas e sem teto.

2- Segundo Jefferson Mello, diretor da TV Comunitária local, a TV Cidade:

" José Serra veio ver a tragédia em São Luiz do Paraitinga e Cunha. De helicóptero olhou tudo de cima e não falou com uma viva alma. A Prefeita de São Luiz do Paraitinga esperava o Governador para juntos assinarem o Decreto de Calamidade Pública e afirmou “agora São Luiz do Paraitinga vai ficar nas mãos do Governo do Estado. Temos que reconstruir nossa cidade e isto só será possível com o Governo, sem ele nada podemos fazer ou esperar”. A Prefeita saiu frustrada, pois nem um aceno recebeu de Serra, nem um telefonema.. Passou pela tragédia como quem passa por cima de um lamaçal."