quarta-feira, setembro 04, 2013

Republicando, de 2009: O árduo ofício do colunismo

Deu na Coluna do jornalista de O Globo Ancelmo Goes de domingo, 18 de abril de 2009
---------------
Samba x bossa nova

De Ruy Castro sobre o abraço (registrado outro dia em foto aqui na coluna) que deu em José Ramos Tinhorão, com quem vive divergindo no embate bossa nova x samba:
— Aos que estranharam meu abraço no Tinhorão, arquiinimigo da bossa nova, explico: sou fã de Tinhorão como historiador da cultura popular brasileira. Concordo com tudo que ele diz... de 1900 para trás.

É que...

O movimento da bossa nova surgiu em 1958.
Ah, bom!
-------------------------


Ruy Castro esteve no dia 14 na festa promovida pela Livraria Folha Seca em homenagem ao Tinhorão. Não ouvi exatamente o que o Tinhorão disse a ele-- estávamos em mesinhas na calçada, muito ruído--, mas acho que foi sobre não ter publicado algo importante no seu livro sobre Carmen Miranda, quando voltar a SP pergunto a ele. Parece que Castro não se referiu ao fato de o Bando da Lua não ter podido acompanhar Carmen nos EUA, em função de uma lei que preserva o mercado para músicos norte-americanos .(Eles são ciosos da defesa do seu mercado, tanto que, como sempre assinala Tinhorão, no disco gravado por Sinatra e Jobim, há composições de dois músicos norte-americanos- exigência do Sindicato local.)

Depois desse papo, ouvi Castro dizer que gosta muito de Tinhorão, e vice-versa. Pediu autógrafo dele e também tirou foto. Tinhorão comentou depois: "Eu sou o único a quem os desafetos ainda pedem autógrafo e tiram foto".

Não vi a foto que Ancelmo diz ter publicado, e creio que talvez Castro não tenha passado a ele o leve bate-boca com Tinhorão. Vejam vocês como é a vida jornalística e o árduo ofício do colunismo...