segunda-feira, maio 31, 2010

Louise Bourgeois ( 1911-2010)

The Spider, a mundialmente famosa obra do ícone da arte moderna, morta hoje aos 98 anos.

Da série a espécie humana não deu certo

"Todo mundo cale a boca!"

Do Velho Nick




Do Blog do Planalto

Brasil condena ataque israelense a ativistas pró-Gaza e defende convocação do Conselho de Segurança da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota nesta segunda-feira (31/5) condenando o ataque israelense a um dos barcos da flotilha que levava ajuda humanitária internacional à Gaza, que acabou resultando na morte de mais de uma dezena de pessoas – muitos outros ficaram feridos. Informa ainda que a representante brasileira na ONU foi instruída a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para discutir a operação militar israelense. O Brasil, segundo a nota, defende que a ação seja “objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo”.

O embaixador de Israel no Brasil foi chamado ao Itamaraty para “que seja manifestada a indignação do governo brasileiro com o incidente e a preocupação do País com a situação da cidadã brasileira Iara Lee, que está numa das embarcações da flotilha.

Os trágicos resultados da operação militar israelense denotam, uma vez mais, a necessidade de que seja levantado, imediatamente, o bloqueio imposto à Faixa de Gaza, com vistas a garantir a liberdade de locomoção de seus habitantes e o livre acesso de alimentos, remédios e bens de consumo àquela região.

As revelações da Folha

Governo espionou críticos mesmo após fim da ditadura
Documentos liberados após 25 anos de sigilo revelam alvos na gestão Sarney
Entre os investigados estão o PT, os sem-terra, sindicatos, grupelhos de esquerda e membros de entidades como OAB


Sobre esta matéria publicada hoje na Folha de S. Paulo, recebi comentário de um amigo:

"Embora seja importante fazer circular a notícia (sobretudo entre os mais jovens), nada há de novo ou surpreendente, é assunto requentado e nada acrecenta do que deveria acrescentar.
Qualquer um que haja pedido seu habeas data e outros documentos desse tipo em Brasília, encontra informações como essas".

Também notei a frase "grupelhos de esquerda", no olho do texto do jornal: exatamente igual à redação usada em relatórios policiais desse tipo.