quarta-feira, julho 21, 2010

Não te amo mais-3

Hieronymus Bosch


Sons da natureza só no CD do computer
Chuva, pássaros, floresta, mar
Enquanto a retroescavadeira da construção do imenso prédio comercial ao lado
Cospe o dia todo lama retirada das profundas do subsolo e joga em caminhões
Interminável faina
Até quando? Ninguém sabe
Ninguém liga
O Hades emerge
A retroescavadeira apita na ré, em suas centenas de movimentos--apito, instrumento de segurança nos veículos automotores de serviço,
na intenção de evitar amassar o desavisado, pedestre ou motorizado ou ciclista que passar.
Das 7 da manhã às 18 horas, diariamente.
Fúrias verticais exterminando as últimas casas do ex-bairro agradável
Vão sfdr.
---------------------
Joseph Campbell dizia que a mitologia do nosso tempo está na primeira página dos jornais. Claro.
(http://pt.wiktionary.org/wiki/Hades)
Hades
Uma das mais ancestrais e importantes divindades da mitologia grega, mas não um dos doze olímpicos, que dominava o mundo inferior, soberano do reino dos mortos ou simplesmente o submundo, correspondente ao romano Plutão, o rico, pois era dono das riquezas do subsolo. Filho dos Titãs Cronos e deRéia,os romanos Saturno e Cibele, que detinham o controle do mundo, e portanto, também irmão de Zeus e de Poseidon ou Posídon. Quando o pai foi destronado e vencidos os titãs, os três irmãos partilharam entre si o império do universo. Zeus ficou com o céu, a terra e o domínio e cuidado das deusas irmãs, Poseidon herdou o reino dos mares e ele tornou-se o deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas. Casou-se com Perséfone ou Cora, a Proserpina no mundo subterrâneo, filha de Zeus com Deméter, após um rapto bem sucedido e reinava, em companhia de sua esposa, sobre as forças infernais.
Como o deus dos infernos era ajudado por outras divindades, Hécate, as Fúrias, as Parcas, as Harpias, Tanatos, o Hipnos e as Górgonas.