quinta-feira, novembro 05, 2009

Os imigrantes que voltam e o sonho brasileiro

Deu no jonal português Público:

Brasileiros são três quartos do total
Triplicaram os pedidos dos imigrantes que querem regressar ao país de origem
05.11.2009 – 07:36 Por António Marujo
Aumenta de dia para dia o número de imigrantes brasileiros que querem regressar ao seu país. Este ano, só até final de Outubro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) recebeu, no escritório de Lisboa, um total de 854 pedidos de retorno ao país de origem – mais do triplo dos que se registavam em 2006. Desses, 653 são de brasileiros.


Conversei em junho no avião de volta de Madri para Sampa com um brasileiro que há 5 anos trabalha como garçon em Londres. Chegou a tirar R$ 5 mil por mês, mas com a crise mundial, tinha de trabalhar em dois empregos e não chegava à metade do salário.
Diz que vivia das gorjetas, pagava até aluguel com elas, mas agora...
Voltava paa visitar a familia no interior do Paraná, ainda ia pegar um ônibus e viajar mais 12 horas, além das benditas 12 horas sacolejantes no avião.
Ficou felicissimo quando Obama elogiou Lula e saiu na imprensa mundial. Não imaginamos aqui o que significa isso para um imigrante no primeiro mundão.
Agora pensa em abrir um bar ou lanchonete na sua cidade, que esqueci o nome. Também casou por lá, não por amor, mas para tirar o visto. Precisam morar ambos, mesmo separados, no mesmo lugar por três anos e nosso compatriota está quase conseguindo.
Ele falava naturalmente no negócio dos casamentos entre imigrantes do mesmo país: "O pessoal vai passando, fulana quer casar, e daí se faz o negócio". E quando soube da minha dupla cidadania, não entendeu por que eu não me animava com um negócio assim, de cerca de 7 mil libras....
Não me lembro o nome do brasileirinho jovem e bonito. Mas com essa notícia, vejo que outros tantos estão pensando como ele, mais em voltar do que em ficar. Sabe lá como vão se virar por aqui, mas já mandaram um bom dinheirinho pra família e muitos podem abrir seu negócio, o sonho brasileiro de viver sem patrão.
Anos antes- decada de 1990- também conheci numa viagem a Cuba alguns brasileirinhos mineiros- garçons, pedreiros, operarios. Calados.Voltaram no mesmo avião, 10 dias depois e disseram que na verdade, queriam fugir pros EUA via Cuba, vejam só que idéia. Não conseguiram e , por nao entender uma palavra de espanhol, também quase nem comeram nada, só pizza.

O aivão tinha uma parada na Venezuela, onde ficamos horas. Nunca mais vi os mineirinhos, que mostravam o dinheiro que tinham pra quem quisesse ver, e talvez algum malandro venezuelano tivesse visto. O que teria acontecido aos rapazes, tão humildes?
Eta mundo onde as mercadorias têm trânsito livre ( free market, para a ativista e grande jornalista Naomi Klein é uma conspiração entre governos e corporações) mas não os homens.
Tsc.