domingo, dezembro 26, 2010

Qualquer esforço neste tempo sombrio tem grande mérito espiritual





Sempre vou ler meu amigo Rui Sá, historiador, ex- sindicalista das grandes épocas, astrólogo, espiritualista. Encontro lá Baudelaire, que eu tanto li este ano e conheci mais, grande influência dos surrealistas. E a estes fui estudar por causa de Roberto Piva, poeta que se foi este ano, e que me envolveu de uma forma ineplicável. Ano de acontecimentos incríveis!

Sintonia de poetas e de amigos, existe coisa melhor? Reproduzo aqui o final der um texto recente do Rui e faço minhas as palavras dele:

"Voltar a Baudelaire, abrir as “Flores do Mal” e procurar:

Ô douleur! Ô douleur!

Les Temps mange la vie,

Et l’obscur Ennemi qui nos ronge le coeur,

Du sang qui nous perdons crôit e se fortifie!

Cento e cinquenta anos depois, o livro continua atualíssimo. Uma bela edição bilíngue foi feita pela Nova Fronteira, com tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. A agitação sem meta, a impiedade da grande massa citadina, o tédio, a difusão dos jogos de azar e a drogadição, tudo isto já está lá, expresso de forma magistral.

(..) Qualquer esforço neste tempo sombrio tem grande mérito espiritual, é o que nos garante a doutrina védica ou a cristã, no livro das Revelações. Não importa se o objeto é uma comédia na TV, Baudelaire ou as diamantinas parábolas de Jesus, o importante é a atividade de Buddhi, a divina Sabedoria."

A todos boas festas e votos de um 2011 em paz interior e com saúde razoável"


Até o começo de janeiro.