segunda-feira, janeiro 04, 2010

Os garis, Casoy e a internet

“Feliz Ano Novo, muita paz, muita saúde, muito trabalho”. Sorridentes, os dois garis, de sotaque nordestino, encerravam uma edição de telejornal da TV Bandeirantes, a mesma que exibe o aqui já comentado CQC, entre outras pérolas.

Sim, garis sorridentes, aqueles mesmos que viram notícia quando acham pastas de dinheiro e devolvem. Mas desta vez não acharam nada, só desejavam feliz ano novo.

Até agora tem 936 mil acessos no Youtube o vídeo em que o âncora Boris Casoy, acreditando estar em OFF, declara:

“Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho."

Seu colega de casa, Fabio Pannunzio, parte para a defesa e afirma em seu blog:

“O diálogo permite várias interpretações diferentes. Segundo a Vanessa Kalil, que é minha amiga querida e é também a editora-executiva do Jornal da Noite, o sentido verdadeiro não era o que foi abstraído pela opinião pública. O que ele estaria querendo dizer é que havia restado aos garis, que estão na base da pirâmide social, dar a mensagem de boas festas naquela edição do telejornal”. Diz ainda que a frase "do alto de suas vassouras" -- sequer foi pronunciada ( o que o áudio desmente. Há também risos de pessoas não identificadas).
O episódio parecer ser condenado pela maioria.
Fiquei pensando na força da internet, a única responsável pelo “pedido de desculpas” do âncora no ar, no dia seguinte. Até há pouco, comentários ofensivos, edições manipuladas, baixarias televisivas de toda espécie não permitiam resposta em tempo real ou em qualquer tempo. Mas cerca de 700 mil acessos de um vídeo em apenas dois dias são algo a se considerar.
Fiquei pensando também que o argumento da editora-executiva não se sustenta.Casoy estaria penalizado porque restou aos garis dar boas festas? Coitados, tão pobres e ainda tendo de cumprimentar??Não entendi.
Casoy estaria criticando a edição, pois preferiria que os votos fossem externados por seres acima na escala social? Ou talvez Pannunzio não tenha conseguido explicar à altura o raciocínio da editora-executiva?
Tudo dá no mesmo.Não há explicação outra além do que se viu e ouviu.
Pergunta uma comentarista do blog de Pannunzio: “Poderia então, você ou sua editora, explicar as risadas que se seguem ao diálogo?”
No blog do jornalista, entretanto, há alguma discordância entre os comentaristas, como o que se assina João, um cidadão, afirmando que tem mais de 60 anos, não deve satisfação a ninguém e é contra a hipocrisia:
”Na minha opinião ele deveria ter falado tudo que falou durante a apresentação do jornal, inclusive finalizando com a famosa frase “Isto é uma vergonha”. Onde já se viu, eu com a família reunida, comemorando a data e sou obrigado a ver garis desejando boas festas?”
Extrapolou o seu João, que ao menos é sincero com seus preconceitos em ON.

Mas o ano novo, o ano do Tigre no horóscopo chinês, que começou com trágicas enchentes, e com essa infeliz declaração, traz boas novas:daqui para a frente tem volta, tem resposta, tem feedback.E em tempo real.

Ajuda para vítimas das enchentes

Pedido de ajuda para as vítimas de São Luiz do Paraitinga e Cunha (SP)

A Delegacia da JK em Taubate e a base da Policia Militar estão recebendo os donativos.
Água, fraldas e comida são essenciais neste momento.
Contamos com voces.
Maria Lúcia
Vale do Paraiba, Serras e Mar

As bases da Policia de São José dos Campos e Taubaté estão recebendo as doações para as vitimas desta tragedia que abalou o Vale:alimentos não perecíveis, água, colchões, roupas, lanternas, etc.
Os telefones para informações são 147 para quem está na cidade ou 3633-4544.
Quem não puder ir até o local pode ligar para o celular do plantão: 8119-5612 que eles buscam as doações.
Locais para doação:- Plantão da delegacia da JK- Rua Marquês de Rabicó, 33 - Gurilândia- Rua José Dantas, 266 - Pq Aeroporto - rua da igreja- Rua Monsenhor Miguel Martins, 361 - Vila Marli- Rua Padre Faria Fialho, 315 - Jd Maria Augusta