quinta-feira, março 19, 2009

A amizade: sugestão de pauta
Beatles e Rolling Stones



">Reparem nas sapatilhas do George: me disse o Bebeto, o maior beatlemaníaco que conheço, que a gravaçao é de 1969, eles recém-chegavam da India, devia ser roupa de lá.

Aproveitei pra perguntar o nome do negão tecladista, que não conhecia, ele me contou e já esqueci. .
(O nome é Billy Preston, e ele morreu em 2006, leiam nos comentários).

Outra coisa que reparei: prestem atenção ao magrinho de óculos que aparece, em certo momento, junto à mesa de som, mais para o final.

"É o Mick Jaegger?????", estranhei.

"É ele", disse o Bebeto.

Sempre pensei que as duas maiores bandas de rock do mundo fossem concorrentes, brigados, não tivessem relações.
Nada disso, disse o Bebeto. Maior camaradagem. E contou um monte de histórias de gravações e tal, que já esqueci tudo. Seria bom o Bebeto aparecer e esclarecer essas histórias, que meus neurônios andam meio fracos.

Que linda essa gravação, hein?

Então me ocorreu, para quem se interessar, sem cobrar royalties, que este vídeo pode ser um gancho para uma linda matéria sobre a amizade. Especialmente para a TV.

Gente dessa qualidade, no topo do mundo, não rivalizava.

Ao contrário: ajudavam-se, trocavam idéias, davam palpites uns para os outros.

Mas eram gente como John, Paul, George, Ringo, Mick, Keith, Watts,Taylor (substituído por Woods em 74).


Ache outros vídeos como este em Portal Luis Nassif


Recebi do Bebeto este outro video super, os roqueiros todos devem conhecer demais, mas eu, não tão iniciada nessas maravilhas, desconhecia.

John e Mick conversam enquanto John come -- com hashi? -- e falam sobre os Dirty Mac, uma banda formada pelo Beatle para se apresentar apenas no festival Rock and Roll Circus, dos Rolling Stones, em 1968.
Mick começa chamando John de Winston e diz "Welcome to the show"
(yeah, seu nome é John Winston Lennon) e depois os Dirty Mac tocam Yer Blues, da dupla eterna Lennon e McCartney, do Álbum Branco.


E o que signiifca Yer?Ronaldo Antonelli, que no meio de sua numerosa lista de expertises, ( que começou com a de roqueiro) tem a de tradutor, me explicou assim:


Yer tem vários significados, todos ligados a gíria ou calão. À primeira vista, em se tratando dos Beatles, se pensaria num termo do slang, que é o calão ou gíria "oficial" e já antiga do submundo de Londres e outras cidades portuárias (Liverpool, Southampton etc.), no qual é uma corruptela de yes.
Essa acepção, porém, não bate com o espírito da letra da canção, que não tem nada de afirmativo, muito pelo contrário. Então o mais provável é que se trate de uma gíria do sul dos EUA, usada especialmente pelos negros, já que é um blues. E nesse caso yer é uma corruptela de your, assim como ye é uma corruptela de you."

Então, tks, tá explicado.


A banda era formada apenas por John na guitarra base e vocal, Eric Clapton, irreconhecível garoto, do Cream, na guitarra solo, Keith Richards assumindo o baixo e na bateria Mitch Mitchell, do Jimmy Hendrix Experience.
Do DVD Rolling Stones- Rock and Roll Circus, 1968, êta ano esse!!!!