terça-feira, março 13, 2012

Facebook não respeita leis brasileiras

O Facebook deixou passar o dia pela Livre Expressão do Nu, que contou com 1.800 participantes ( contra a censura a imagens como esta, a Venus de Ticiano, por ex.), e hoje começou a bloquear vários. As postagens eram acompanhadas do seguinte texto, pra estrangeiro ver "This postage of an artistic nude is part of a movement to rule out cultural Censorship in Facebook. Censorship goes against the constitution of my country. If Facebook operates here in Brazil it should respect its laws. - Article 5. IX. of the Brazilian constitution is clear: “expression of intelectual, artistic, scientific and communication content is free, independently of censorship or licence”. - Article 220 is even more clear: “manifestation of thought, creation, expression and information, under any form, process or means will not undergo restriction according to this Constitution”. -- § 2- It is forbidden any type of censorship of political, ideological and artistic nature." O poeta, ensaista, tradutor, professor Claudio Willer conta a mensagem que recebeu de uma das coordenadoras do movimento, escritora e jornalista Célia Musili: Willer, amanheci bloqueada, querem que eu remova todas as fotos "indecentes" que publiquei, ou seja, fotos de nus. Eis a mensagem que recebi: Para manter a sua conta ativa, remova todas as fotos que contenham nudez ou apelo sexual. Marque a caixa ao lado de cada foto que deve ser removida. Se conseguir avisar os amigos no meu mural , agradeço. Por favor, coloque a mensagem deles de bloqueio e a seguinte mensagem minha: "A censura do Facebook exige que eu remova do meu perfil fotos de nudez que, na minha concepção, são fotos de valor artístico. Participei do movimento pela Livre Expressão do Nu, um movimento estético do qual me orgulho, uma guerrilha cultural. Na minha opinião, o pedido para que eu remova as fotos - condição sem a qual meu perfil não será desbloqueado - fere um dos meus direitos fundamentais: o de escolha. Não faço questão de estar integrada ao Facebook, a não ser para realizar meu trabalho, divulgar meus textos e fazer amigos. No mais, não aceito a política totalitária de uma rede social que se diz aberta e democrática. Remover minhas fotos neste momento, me parece um pacto com um politicamente correto tacanho, anacrônico e discutível. Não posso concordar em deletar obras de Michelângelo, François Boucher, Tintoretto, Mapplethorpe, John Collier ,Marcs Quinn, David Hamilton e outros expoentes da pintura e da fotografia. O que o Facebook pratica com seus usuários fere a ética e se chama ABUSO DE PODER. Pode ser que um dia volte à rede por outras razões. No momento não me interessa porque não vou pagar penitências à Cyber Inquisição. Se mais pessoas se recusassem a serem "politicamente corretas", o FB seria obrigado a rever suas regras, em vez de se tornar cada vez mais ABUSIVO e intransigente. Agradeço aos amigos e aos 1800 participantes da manifestação pela Livre Expressão do Nu." (Célia Musilli)

Um comentário:

célia musilli disse...

Elizabeth, grata por reproduzir minha mensagem aqui. Não tenho muito mais a dizer sobre uma rede que censura imagens como se estivéssemos ainda na Santa Inquisição, agora Cyber Inquisição. Agradeço seu empenho em levar a público a censura que todos sofremos. Decidi, por ora, eu mesma vou manter meu bloqueio no FB porque não me sujeito a deletar fotos artísticas, seria forçar demais meu sentido de liberdade. Todos nós fomos censurados, uns mais outros menos, e a censura é uma agressão sempre, no plano individual e coletivo. Grata pelo apoio durante toda a manifestação pela Livre Expressão do Nu, censores de carteirinha não podem nos impor regramentos medíocres que tentam sobrepor à própria Constituição, a lei é clara. Muitos amigos estão repercutindo o que se passa na rede e esta consciência , ainda que num lampejo, é nossa vitória. A campanha pela Livre Manifestação do Nu fica em nossa memória como um vislumbre de liberdade compartilhada. Uma das melhores coisas foi conhecer pessoas como vc. Um bj