sexta-feira, maio 23, 2008

O legítimo rocambole de Lagoa Dourada




Vindo de São Joao Del Rey, paramos em Lagoa Dourada atrás do famoso, legitimo, original
Rocambole.
Fica na rua Miguel Youssef, 38 e tudo começou há 90 anos.
O casal Miguel Youssef, do Líbano,e sua esposa dona Dolores, lagoense, começaram a vender vários petiscos de fabricação própria, inclusive, o rocambole.
Eles experimentaram as receitas vindas da França. Daí, o início do sucesso, destacando-se o rocambole, pois Lagoa Dourada ia crescer e ganhar a Rodovia que liga São João Del Rei a Belo Horizonte, passando pelo centro da cidade.
A história do "Legítimo Rocambole" ganhou maior destaque na industrialização pelo filho Paulo Miguel do Líbano. O bolo ficou conhecido nacionalmente através da divulgação, já nas mãos do neto Ricardo Youssef do Líbano, com recheios variados como: doce de leite, chocolate, coco e goiabada. Em frente há outra confeitaria, mas dizem que o produto melhor é do Youssef mesmo.

E baratinho!
Além de ser enrolado na hora!
Ficamos pensdando na origem etmológica da palavra rocambole, e fui ver no dicionário: do francês rocambole, derivado do alemão Rockenbolle, século 19.

E aqui no nosso caldeirão , lá nas Minas, não é que o delicioso doce germano-francês foi adaptado pelo Migel Youssef, nascido no Libano, e que teve o nome de seu país anexado ao nome próoprio?
Como eu sempre digo, são essas coisas que nos salvam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário